Existing Member?

pura vida AROUND the world Afinal de contas do que é feito a vida senao dos momentos que vivemos.........FUI VIVER A VIDA..... A PURA VIDA!

Mergulhando nas profundezas....

THAILAND | Friday, 30 November 2007 | Views [1606] | Comments [1]

Em Tonsai foi possivel checar a Tailandia por cima, pendurado nos paredoes de Limestone o visual foi incrivel, mas chega a hora de checar o que ha de bonito embaixo dessas aguas cristalinas da Tailandia.

Destino Koh Tao, ilha localizada proxima a Koh Pangan e Koh Samui, no golfo da Tailandia onde supostamente pode-se ter o melhor custo beneficio para se fazer os cursos de mergulho no mundo, nao eh a toa que todos os dias chegam e partem dezenas de pessoas, isso porque eh baixa estacao.

Essa ja eh a segunda vez que venho a Koh Tao, coincidentemente minha ida aconteceu proximo a Lua Cheia do mes de outubro e, assim sendo, a parada em Koh Pagan (onde ocorre a full moon party) foi obrigatoria. Em Pagan fiquei na mesma praia que 11 anos atras, numa baia ao nordeste da ilha, para minha surpresa, ou nem tanta surpresa assim, o local mudou radicalmente.....antes existia apenas alguns poucos bangalows e restaurantes, com acesso precario e demorado, sendo que, nesta epoca, o acesso para praia ao lado era feito apenas pelas pedras no costao. Agora estamos falando de um vila completa, em ambas as praias, com acesso asfaltado, lojas Seven 11, ATM, Iternet, dezenas de bungalows inclusive 2 Resorts 5star, sem falar em tantas outras construcoes que estam em andamento....Aqui o bicho do din din ja mordeu forte...como se diz por aqui parece que ta tudo SAME SAME BUT DIFFERENT....O tempo tava mais ou menos entao fiquei somente 3 dias....a festa pra variar foi doideira total, nem dah pra imaginar quanto maluco tem nesse mundo.....acho que 11 anos atras me diverti mais na festa, talvez esteja ficando veio mesmo?!?!?

No dia depois da festa ja peguei o barco....O tempo em Koh Tao nao estava la essas coisas tb, a mudanca em Koh Tao tambem foi grande, pra falar a verdade nem consegui reconhecer os lugares onde fiquei a 11 anos atras.....feliz de quem pegou essa epoca!!! Ja era pra ter feito meu curso nessa primeira visita, mas acabou na rolando por isso dessa vez o objetivo na ilha e' mergulhar fundo...... logo na chegada ja visitei algumas das dezenas de operadoras da ilha, no final fechei um pacote com uma operadora menor, Blue Marlin, pra fazer meus cursos, Open Water e Advanced, a turma da agencia foi bem legal: Tom(germany), George (Swiss)and Thai (Bangkok). Outras duas australianas fizeram o curso tb, entao fizemos tudo em um grupo de 3 pessoas o que foi otimo, no sentido de obter maior atencao dos dive masters. No total foram 10 mergulhos aos arredores de Koh Tao, pode-se dizer que bonitos mas nada de excepcional. Destaque para o mergulho noturno, que foi muito doido e belo.....e para o mergulho com os Bull Shark, onde a visibilidade estava pessima (justamente a condicao qdo os tubaroes atacam) e nao vimos nenhum tubarao mas fomos vistos, estes foram, respectivamente, o melhor e pior mergulho na ilha. No final gostei da bricandeira, cada vez que estava mergulhando a sensacao era de total meditacao, sempre fiquei o maximo que pudia baixo d'agua, normalmente em torno de 50min cada mergulho. De fato trata-se de outro mundo....completamente novo e desconhecido.....Acabei me empolgando e me juntei a um grupo de viciados em mergulho para uma Boat Trip, o plano era ficar por 4 dias embarcados navegando em meio as Ilhas de Semilan, um parque nacional na Tailandia localizado no Andaman Sea...Essa foi SUPER!!!! Agora sim fizemos mergulhos de destaque, ao total foram 14 mergulhos em 4 dias, praticamente 4 mergulhos todos os dias, cada um melhor do que o outro. A visibilidade fantastica (variou entre 15 e 35 mt), a cor da agua eh literalmente chocante (deep blue) e a varidade/quantidade de bicho e cores eh indescritivel....LINDO DEMAIS!!! Eramos um grupo de 15 mergulhadores, sendo que boa parte eram Dive Masters residentes em Koh Tao. Ingleses, finlandeses, belgas, suicos, alemaes, australianos, hungaros e um brasileiro formaram a tripulacao do barcao.....pergunta se valeu a pena?!?!? Ainda mais com todas as refeicoes e drinks (sem alcool) incluidos...Confiram as fotos e marquem o proximo aviao e mergulho na Tailandia...

Como tudo que eh bom uma hora acaba, depois de 25 mergulho voltei das profundezas para a superficie novamente e encerrei minhas atividades submersas nessa trip. Na volta segui para outra ilha em Andaman Sea (Koh Panhan, essa sim desconhecida mas extramamente agradavel, na verdade essa uma grata surpresa que nao estava planejada, um local que ainda permanece original e que nao foi totalmente mudado pelo turismo. Fiquei 3 dias nessa praia maravilhosa e fiz meu caminho para o Caos de Bangkok.....Pense numa cidade grande, poluida com trafego, estilo nossa Babilonia SP, pois Bangkok eh tudo isso, mas com a diferenca de estar imersa em uma cultura outra, da qual nao fazemos parte. Cheiros, sons e sabores completamente distintos.... o que acaba fazendo com que a experiencia se torne interessante e intensa. Creio que ficar muito tempo por aqui nao vale a pena, mas com toda certeza uma passada de 2-3 dias vale a pena demais, Bangkok eh um grande centro internacional de viajantes no mundo, Koh San Road eh uma area totalmente internacional, aqui certamente ha pessoas de todos os cantos desse planeta, por isso quem viaja, mais cedo ou mais tarde tera que passar por aqui tambem......Por aqui fiquei os ultimos dias de Asia, agilizando outras coisas.......e preparando-me para retornar ao Primeiro Mundo Australiano....e se Deus quiser de volta pro surf tb....

Tags: Adventures

Comments

1

Os peixes pelágicos de pequenas dimensões como as sardinhas são geralmente planctonófagos, ou seja, alimentam-se quase passivamente do plâncton disperso na água, que filtram à medida que "respiram", com a ajuda de branquispinhas, que são excrescências ósseas dos arcos branquiais (a estrutura que segura as brânquias ou guelras).

Algumas espécies de maiores dimensões têm também este hábito alimentar, incluindo algumas baleias (que não são peixes, mas mamíferos) e alguns tubarões como os zorros (género Alopias). Mas a maioria dos grandes peixes pelágicos são predadores ativos, ou seja, procuram e capturam as suas presas, que são também organismos pelágicos, não só peixes, mas também cefalópodes (principalmente lulas), crustáceos ou outros.

Os peixes demersais podem ser predadores, mas também podem ser herbívoros, que se alimentam de plantas aquáticas, detritívoros, ou seja, que se alimentam dos restos de animais e plantas que se encontram no substrato, ou serem comensais de outros organismos, como a rémora que se fixa a um atum ou tubarão através dum disco adesivo no topo da cabeça e se alimenta dos restos de comida que caem da boca do seu hospedeiro (normalmente um grande predador), ou mesmo parasitas de outros organismos.

Alguns peixes abissais e também alguns neríticos, como os diabos (família Lophiidae) apresentam excrescências, geralmente na cabeça, que servem para atrair as suas presas; essas espécies costumam ter uma boca de grandes dimensões, que lhes permitem comer animais maiores que eles próprios. Numa destas espécies, o macho é parasita da fêmea, fixando-se pela boca a um "tentáculo" da sua cabeça.

  Usuário Jul 17, 2010 6:28 AM

 

 

Travel Answers about Thailand

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.