Existing Member?

Ao redor do mundo Dicas e memórias pós viagem

Nova Zelândia - roteiro de onde ir

NEW ZEALAND | Wednesday, 11 June 2008 | Views [5639] | Comments [2]

Quando se fala em Nova Zelândia, quase todos pensam em montanhas íngremes e na prática de esportes de aventura. A fama do lugar é justa e apesar destes serem os principais atrativos, não são os únicos.

Quem chega ao país, entra logo em contato com a cultura Maori. Lendas, tribais e trabalhos em jade são parte integrante da cultura local. Os Maori foram os primeiros habitantes e atualmente convivem com os descendentes de brancos, vindos da Europa na época da colonização, a cerca de 200 anos atrás. Os neozeolandeses são curiosamente chamados de Kiwi, referência ao pássaro homônimo, um dos símbolos nacionais. Cuidado, nem todos os habitantes gostam dessa designação.

A Ilha Sul e a Ilha Norte formam a maior parte da Nova Zelândia. Outras ilhas pertencem ao país, sendo a Ilha Stewart a maior delas e as ilhas Cook sua possessão.

A Ilha Norte, com mais da metade da população, oferece praias como Manganui, geisers em Rotorua, o Lago Taupo, a cidade Art Decô de Napier, uma das ondas mais longas do mundo, situada em Raglan e a Capital Wellington. Auckland é a maior e mais populosa cidade e próximo fica a área de Coromandel com lindos cenários.

A Ilha sul apresenta paisagens mais exuberantes que a Ilha Norte. Suas grandes montanhas ficaram conhecidas no mundo todo através do filme O Senhor dos Anéis. O turismo nos locais de filmagem é bem explorado e é possível comprar pacotes para a visitação.

A principal atração da Ilha Sul é Queenstown. Uma pequena cidade com pouco mais de 10 mil pessoas com o que mais se espera da Nova Zelândia: lindas montanhas, um lago gelado e muitos esportes de aventura. Existe uma enorme variedade de modalidades radicais. Entre as opções estão bungy jumps, pára-quedismo, acrobacias em um avião monomotor e passeios de jetboat entre cânions. Um dos maiores bungy jumps do mundo fica em Qtown, com 134 metros.

No inverno, 3 estações de ski abrem: Coronet Peak, Remarkables e Cardrona, todas próximas do centro. A estação de Cardrona, com as maiores pistas de ski, fica mais perto de Wanaka, outra pequena cidade. Os praticantes mais avançados de ski e snowboard normalmente se hospedam na pacata Wanaka por ser mais próxima do que Queenstown.

Milford Sounds, localizado a cerca de 300 km de Queenstown, possui as mais incríveis paisagens da Ilha Sul com quedas d’água, geleiras, túneis e claro muitas montanhas. Há um passeio de barco, bastante concorrido mas que vale a pena. Os passageiros navegam pelos sounds (espécie de fiords) até a junção com o oceano. As vezes o barco entra dentro de uma cachoeira ao retornar.

Christchurch, a maior cidade da Ilha Sul, e Dunedin, a segunda maior, oferecem boas opções para quem quer sair a noite. Os pubs são populares entre os locais e os viajantes. Shows esporádicos também fazem sucesso.Na Ilha Sul, Queenstown seria a terceira cidade em variedade de programas noturnos. Tente ir a um show do Cathafire que é uma banda de reaggae kiwi bem legal.

Os surfistas encontrarão em Dunedin e Kaikoura as melhores condições da Ilha Sul para a prática do esporte. Quem for surfar não pode esquecer de usar roupa de borracha pois a água tem temperaturas bem baixas, inclusive no verão. A costa entre as duas cidades é repleta de focas. Vale a pena uma paradinha.

Aqueles que gostam de trilhas não podem perder uma visita ao Abel Tasman National Park. A trilha pelo parque dura cerca de 4 dias e existem cabanas estrategicamente posicionadas no caminho, para passar a noite. Está situado perto de Motueka, uma cidade com atmosfera hippie. Há aproximadamente 70 Km para o Norte está o Farewell Spit e o Cape Farewell, pontos extremo norte da Ilha Sul.

Outras atrações são o Monte Cook, maior montanha da Nova Zelândia, os glaciares de Franz Josef e o passeio de trem entre Christchurch e Greymouth. Em Blenheim estão as maiores vinículas do país. Bom para quem quer experimentar os vinhos locais e curtir um ambiente rural.

Tente interagir com os locais. Eles podem mostrar outros segredos da Nova Zelândia. Assim como as “minhocas cintilantes” (glowing warms) que reluzem à noite (em Franz Josef). São atrações menores que só os moradores conhecem.

 

Comments

1

ROTEIRO

  CLEIDE Sep 11, 2008 3:29 AM

2

Boa tarde, gostaria que organizassem um roteiro de 10 a 15 dias(preferencialmente 10)pra mim com as atividades que gosto e que puderem ser feitas nesta data de março. Do que li por aí, gostaria de fazer o passeio de trem Alpine, o sobrevoo de helicoptero ou avião ou balão pra filmar a paisagem.Prefiro sempre os meios mais rápidos pra ganhar tempo e poder fazer outros paseios.pra mim, uma atividade cultural já está de bom tamanho, pode ser aquela no 1o dia com danças típicas etc.No mais quero aventura(não risco)e belas paisagens. Uma trilha rápida na neve seria interessante, se for possivel esquiar nesta época também. Bungy jump não pretendo fazer mas o passeio do jet boat, o tal do rolemã(ainda nao sei bem o que é), um rafting moderado e um passeio rapido de bike pretendo fazer. Quem sabe até um salto duplo de paraquedas se nao for tão caro...só não quero perder um dia todo pra fazer uma atividade só. Não faço questão de baladas noturnas e por isso posso até aproveitar a noite pra viajar de um ponto a outro pra ganhar tempo e economizar $.Aquelas visitas a vinícolas eu dispenso pq nem bebo mas avistar animais como pinguins e baleias que não vejo facilmente no Brasil seria bom, desde que não fosse necessário depender da sorte para vê-los.Se for, prefiro não arriscar e usar o tempo vendo outras paisagens.Gosto de montanhas altas, geisers etc mas desde que não se perca o dia todo neles, a menos q a paisagem até o local já valha a pena.Enfim, é mais ou menos isso que gostaria com o detalhe de não querer gastar muito,rss... Muito obrigado, joão Flávio.Tenho 35 anos, sou dentista e devo ir só.

  joao flavio Nov 24, 2009 6:26 AM

 

 

Travel Answers about New Zealand

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.