Existing Member?

Ao redor do mundo Dicas e memórias pós viagem

Thailandia e Laos

THAILAND | Wednesday, 11 June 2008 | Views [2507] | Comments [3]

Uma das principais cidades do sudeste asiático, Bangkok é para os ocidentais a porta de entrada na Tailândia. Bangkok oferece todas as possibilidades de uma grande cidade. A variedade de entretenimento vai desde festas a visitas aos templos budistas. A maioria dos turistas e mochileiros procura acomodação na Khao San Road e imediações. Uma opção barata para dormir é a escolha de guesthouses. Na Khao San Road é fácil de encontrar agências de viagem para comprar passagens de trem e ônibus para os outros destinos da Tailândia.

            Chang Mai é a principal cidade do norte. Um dos lugares mais tradicionais do país, possui os melhores cursos de culinária, massagem e boxe tailandês. Muitos ocidentais escolhem Chang Mai para passar uma temporada e aprender os segredos tailandeses. Há uma trilha de 3 dias que as guesthouses oferecem na qual parte do trajeto é feita em um elefante e há ainda uma parte em jangada.

            Vale a pena se aventurar pelos vilarejos ao redor de Chiang Mai. A vila de Pai tem cachoeiras, fontes quentes, bangalôs baratos e bares muito divertidos. Mãe e Chang Raí também são bons lugares para se conhecer. Tente alugar scooters para poder explorar a região.

            Cuidado no norte da Tailândia. A produção de ópio é grande e o exército está por todo lado. Claro que eu desaconselho mas se for comprar algo, atenção e desconfiança. Há ainda, nas vilas mais remotas, cartazes da gripe aviária. Respeitando estes avisos, o norte é imperdível.

            Chiang Khong faz fronteira com o Laos. Barcos fazem a viagem até Luang Prabang em 2 dias. Pode-se pegar o barco rápido e fazer em algumas horas mas o barulho é infernal e muitos não confiam que um pequeno barco com tal velocidade agüente qualquer batida.

            Um bom roteiro para o Laos começa em Luang Prabang, podendo dar uma desviada para Muang Nhoi, voltando ao trajeto do rio Mekong e passando por Vang Vieng, Vientiane, Pakse e chegando as 4 mil ilhas. O visto para o Laos deve ser aplicado em Chiang Mai ou em Bangkok, sendo neste último mais rápido.

            Em dias ensolarados, a cachoeira de Luang Prabang parece um cenário de filme. Não esqueça ainda de provar a BeerLao, cerveja local muito boa e forte. Outra dica: Em 2005, só havia 1 ATM (caixa automático) em todo o Laos, situado em Vientiane. Leve dinheiro em espécie.

            No sul da Tailândia estão localizadas as praias. Há ilhas e praias voltadas para o Mar de Andaman e para o Golfo da Tailândia. O custo no sul é relativamente mais alto do que no resto do país. A maior parte dos turista têm como destino as praias que são paradisíacas.

Quem gosta de surfe pode esquecer. Raramente há algum pico propício para o esporte. Quem prefere o mergulho vai vibrar. Há cursos com preços acessíveis e as condições ideais: grande visibilidade e variedade de espécies submarinas. Koh Tao é a ilha mais popular quando se fala de mergulho (mas não a única!).

A famosa Full Moon Party, a maior festa em praia do mundo, fica em Koh Phan Gan, a poucas horas de Koh Tao. Há também a Half Moon Party que é na verdade uma rave nas montanhas. As duas festas acontecem todos os meses durante as luas cheia, crescente e decrescente.

Outra ilha imperdível é Koh Phi Phi. Arrasada pelo Tsunami de 2004, a comunidade já está em grande parte recuperada e preparada para receber os visitantes. Os nativos estão bastante receptivos pois precisam recuperar o potencial turístico da região. Ongs trabalham ajudando os moradores de Koh Phi Phi. O filme A Praia de Danny Boyle (Transpoiting) com Leonardo de Caprio foi filmado lá.

Puket é uma das praias mais famosas mas sofre um grave problema com o turismo sexual. Muitas cenas constrangedoras podem ser vistas com facilidade devido ao abuso dos turistas.

Outros lugares de destaque (positivo) são Koh Chang e Koh Samet, ilhas próximas de Bangkok. Lonely beach, em Koh Chang, já não é mais tão solitária mas continua muito bonita. Kanchanaburi, Koh Samui, Pattaya e Krabi são lugares muito procurados.

Como últimas dicas, não se esqueça de barganhar; prove Shinga e Chang, cervejas locais; aprenda algumas expressões em tailandês, a viagem fica mais rica quando você interage com os locais; estude um pouco sobre o budismo para entender a filosofia de vida deles; use muito repelente e tome cuidado com a malária na época de chuvas e vá com calma quando comer vermes aranhas ou escorpiões. Toda fritura tem gosto bom mas experimentem estas iguarias frias para ter uma real noção do gosto. (Mentira, comam quente mesmo.)Boa Viagem!

           

 

Comments

1

Mande p/ tua amiga

  Luci Dec 30, 2008 4:38 AM

2

Oi,

O visto para Laos é retirado no Aeroporto de Bangkok?

  Fernada Jul 6, 2010 2:34 AM

3

Eu tirei na fronteira. Há muitas pessoas oferecendo. Pergunte sobre o visto aonde você estiver hospedada. No aeroporto não sei.

  henrique Jul 6, 2010 4:56 AM

 

 

Travel Answers about Thailand

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.