Uma das principais cidades do sudeste asiático, Bangkok é para os ocidentais a porta de entrada na Tailândia. Bangkok oferece todas as possibilidades de uma grande cidade. A variedade de entretenimento vai desde festas a visitas aos templos budistas. A maioria dos turistas e mochileiros procura acomodação na Khao San Road e imediações. Uma opção barata para dormir é a escolha de guesthouses. Na Khao San Road é fácil de encontrar agências de viagem para comprar passagens de trem e ônibus para os outros destinos da Tailândia.
Chang Mai é a principal cidade do norte. Um dos lugares mais tradicionais do país, possui os melhores cursos de culinária, massagem e boxe tailandês. Muitos ocidentais escolhem Chang Mai para passar uma temporada e aprender os segredos tailandeses. Há uma trilha de 3 dias que as guesthouses oferecem na qual parte do trajeto é feita em um elefante e há ainda uma parte em jangada.
Vale a pena se aventurar pelos vilarejos ao redor de Chiang Mai. A vila de Pai tem cachoeiras, fontes quentes, bangalôs baratos e bares muito divertidos. Mãe e Chang Raí também são bons lugares para se conhecer. Tente alugar scooters para poder explorar a região.
Cuidado no norte da Tailândia. A produção de ópio é grande e o exército está por todo lado. Claro que eu desaconselho mas se for comprar algo, atenção e desconfiança. Há ainda, nas vilas mais remotas, cartazes da gripe aviária. Respeitando estes avisos, o norte é imperdível.
Chiang Khong faz fronteira com o Laos. Barcos fazem a viagem até Luang Prabang em 2 dias. Pode-se pegar o barco rápido e fazer em algumas horas mas o barulho é infernal e muitos não confiam que um pequeno barco com tal velocidade agüente qualquer batida.
Um bom roteiro para o Laos começa em Luang Prabang, podendo dar uma desviada para Muang Nhoi, voltando ao trajeto do rio Mekong e passando por Vang Vieng, Vientiane, Pakse e chegando as 4 mil ilhas. O visto para o Laos deve ser aplicado em Chiang Mai ou em Bangkok, sendo neste último mais rápido.
Em dias ensolarados, a cachoeira de Luang Prabang parece um cenário de filme. Não esqueça ainda de provar a BeerLao, cerveja local muito boa e forte. Outra dica: Em 2005, só havia 1 ATM (caixa automático) em todo o Laos, situado em Vientiane. Leve dinheiro em espécie.
No sul da Tailândia estão localizadas as praias. Há ilhas e praias voltadas para o Mar de Andaman e para o Golfo da Tailândia. O custo no sul é relativamente mais alto do que no resto do país. A maior parte dos turista têm como destino as praias que são paradisíacas.
Quem gosta de surfe pode esquecer. Raramente há algum pico propício para o esporte. Quem prefere o mergulho vai vibrar. Há cursos com preços acessíveis e as condições ideais: grande visibilidade e variedade de espécies submarinas. Koh Tao é a ilha mais popular quando se fala de mergulho (mas não a única!).
A famosa Full Moon Party, a maior festa em praia do mundo, fica em Koh Phan Gan, a poucas horas de Koh Tao. Há também a Half Moon Party que é na verdade uma rave nas montanhas. As duas festas acontecem todos os meses durante as luas cheia, crescente e decrescente.
Outra ilha imperdível é Koh Phi Phi. Arrasada pelo Tsunami de 2004, a comunidade já está em grande parte recuperada e preparada para receber os visitantes. Os nativos estão bastante receptivos pois precisam recuperar o potencial turístico da região. Ongs trabalham ajudando os moradores de Koh Phi Phi. O filme A Praia de Danny Boyle (Transpoiting) com Leonardo de Caprio foi filmado lá.
Puket é uma das praias mais famosas mas sofre um grave problema com o turismo sexual. Muitas cenas constrangedoras podem ser vistas com facilidade devido ao abuso dos turistas.
Outros lugares de destaque (positivo) são Koh Chang e Koh Samet, ilhas próximas de Bangkok. Lonely beach, em Koh Chang, já não é mais tão solitária mas continua muito bonita. Kanchanaburi, Koh Samui, Pattaya e Krabi são lugares muito procurados.
Como últimas dicas, não se esqueça de barganhar; prove Shinga e Chang, cervejas locais; aprenda algumas expressões em tailandês, a viagem fica mais rica quando você interage com os locais; estude um pouco sobre o budismo para entender a filosofia de vida deles; use muito repelente e tome cuidado com a malária na época de chuvas e vá com calma quando comer vermes aranhas ou escorpiões. Toda fritura tem gosto bom mas experimentem estas iguarias frias para ter uma real noção do gosto. (Mentira, comam quente mesmo.)Boa Viagem!