Existing Member?

Ao redor do mundo Dicas e memórias pós viagem

Travessias Panamá-Colombia com ou sem San Blás

PANAMA | Monday, 9 June 2008 | Views [11441] | Comments [6]

Como não há conexão de estradas entre Panamá e Colômbia, a solução é voar  ou ir de barco (veleiro). O custo é praticamente o mesmo. Mais barato caso vc tenha passagem aérea para sair da Colômbia. A maioria dos países não permite o ingresso sem um bilhete de saída. Neste caso o trecho mais barato é Cidade do Panamá - Cartagena ou Barranquilla (aero.aires.com, cerca de 120USD). Aconselho os dois países para viajar. São incríveis mas isso é uma outra história que contarei em outro texto.

Eu fiz a viagem de veleiro passando por San Blás e acho ter sido a melhor opção. Recomendo ficar no Mamalhena Hostel e falar com o Australiano que é o dono.Acho que o nome é Stuart. Ele pode organizar a viagem com os diferentes capitães, que são free lancers, e aconselha quais são os melhores. Cuidado: Não vá em barcos pequenos nem com capitães com má fama. Normalmente os barcos saem de Porto Bello que até é agradável mas arrumar tudo da capital é uma opção mais certa. Paguei 280,00 USD

As vezes é preciso ficar semanas na Cidade do Panamá para conseguir um barco interessante mas valhe a pena porque San Blás é um paraíso, mais do que se vê em uma propaganda de cartão de crédito. Certamente um dos lugares de mais difícil acesso e mais intocados pelo homem no mundo. A viagem dura de cinco a seis dias com 2 ou 3 em San Blás e o resto em mar aberto. O caminho oposto, Cartagena- Porto Bello é mais rápido devido à direção da corrente marinha e ventos.

Temporada de furacões, melhor não arriscar: Final de abril até meados do outono no hemisféreo norte. Mesmo que vc queira ir, a oferta de barcos que já não é grande, reduz drásticamente.

San Blás é ainda a região dos Kunas que são uma população local que eu classificaria como indígena. A cultura deles é algo único na Terra. São conhecidos seus artesanatos, pulseiras com padrões geométricos e cores fortes e ainda molas que são panos trabalhados. A comarca(estado) em que residem é uma região autonoma e eles conseguem resistir graças a isso à pressão de resorts que querem obviamente contruir nas ilhas mas os Kunas não vendem suas terras( ilhas caribenhas na verdade).

Não recomendo ir em excursões para ficar hospedado em San Blás. Isso consiste em ir para uma das 4 ilhas superpovoadas onde moram 90% dos kunas e ficar dependendo da vontade deles para visitar as outras ilhas. Praticamente descarta a possibildade de chegar nas ilhas mais afastadas. Carci é a ilha mais povoada.

Destaques: Cayos Holandés, Cayos Limón, Cayos Chichime. Porvenir é o aéroporto mais bonito do mundo. Foi onde eu vi a água mais azul mas não há nada mais do que uma pista de pouso. O carimbo no passaporte é feito nessa ilha mas se o capitão for bom, ele vai fazer toda a papelada como o que fui. Seu nome era Xavier, um espanhol que recomendo mas com uma ressalva, cuidado mulheres porque o cara fica no osso por vários meses (no mar só)e tenta atacar as vezes. Na colombia a estampa do passaporte acontece no Iate club e é quase um mercado negro mas funciona.

Um adicional: Na parte de mar aberto, é quase certo ver golfinhos e baleias. Eu tive a sorte de ver o maior cardume(?) de golfinhos da minha vida. Cerca de 20 deles acompanhando o barco, saltando e brincando uns com os outros por mais de 20 minutos.

Outra forma de fazer a travessia sem passar por San Blás mas economizando o máximo possível. Foi um israelense, Elad, que foi e me contou. É uma grande aventura ainda mais por ser território das Farc (Floresta de Damién). Acho que a economia é tão pequena que o risco não vale a pena mas a travessia de veleiro tb não é muito recomendade e eu achei brilhante.

Da cidade do Panamá saem voos por cerca de 60USD para Puerto Obaldia nos domingos, quartas e sextas. Procurar um posto de fronteira para estampar o passaporte. Não esqueça e seja louco de ficar com documentação errada nesses países.

Depois ande por 3 horas ou pegue um barco por 10USD para Capurgana-Colombia. O barco dura 10 minutos. Estampe o passaporte lá. Elad disse que Capurgana é um lugar legal(nice) e também o lugar do pernoite. Na manhã seguinte, as 7am pegar um speedboat de 3 horas para Turbo. Custa cerca de 22USD. A acomodação em Turbo custa 3 USD e já é em terra firme. De lá é possível ir para Cartagena (por Monteria) ou Medellin.

Só para encerrar,fugindo um pouco do assunto, recomendo extremamente Bocas del Toro no Panamá e toda travessia de fronteira até Puerto Viejo de Talamanca na Costa Rica, sem deixar de ir em Punta Uva de bicleta. Eu fiz o sentido Costa Rica- Panamá. Um dos highlights também.

 

Comments

1

Ola :)
Estou com vontade de fazer esse mesmo percurso, mas não entendi bem com relação aos preços.... Para ir de avião´são 120 dólares ida e volta? Como assim preciso de uma passagem de saída da Colômbia? É obrigatório?
E quanto ao preço do veleiro....é saindo da Colômbia até ao panamá fazendo os passeios? Ida e volta? Agradeceria MTOOOOOOOOO se me respondesse :)
Bjos

  Sara Pinheiro Nicheli Sep 16, 2008 4:38 PM

2

Ola
Estou com vontade de fazer esse mesmo percurso, mas não entendi bem com relação aos preços.... Para ir de avião´são 120 dólares ida e volta? Como assim preciso de uma passagem de saída da Colômbia? É obrigatório?
E quanto ao preço do veleiro....é saindo da Colômbia até ao panamá fazendo os passeios? Ida e volta?
Como seria o traslado por terra para ir de Turbo para Cartagena (por Monteria) ou Medellin???
Agradeceria mto se me respondesse :)
Atenciosamente ; Rene Arrom !!!

  Rene Arrom Aug 29, 2009 2:18 AM

3

olá amigo... estou com passagens comprada ate cartagena ida e volta com permanencia em cartagena de 10 dias, será possivel ir de velerio e voltar nesses dez dias? e como voltar até cartagena chegando no panama? vi um pouco do roteiro, panama-Puerto Obaldia -( aviao), Puerto Obaldia-Capurgana-Colombia.(barco), dai em diante chego em cartagena por Monteria ou Medellin? quantos dias dura essa volta? esses voos de panama ate puerto obaldias sao frequentes nesses dias descritos msm ? quero fazer esse trajeto possivel mande dicas desde cartagena ate panama e a volta ate cartagena.. obrigado

  hugo May 14, 2012 11:57 AM

4

Teoricamente dá porque a travessia demora 5 dias. O problema é que vc tem que arrumar um veleiro que coincida com suas datas. São 3 dias de mar aberto então eu recomendo que converse com os viajantes e hostels sobre a reputação do capitão do veleiro/ estado da embarcação. Como você tem pouco tempo, a volta pra Cartagena seria por avião. Com pouco tempo, acho que você deve sempre pegar avião porque corre o risco de vc ficar na estrada durante toda sua viagem. abraços

  Henrique May 14, 2012 12:32 PM

5

Fala Henrique,

vou fazer a travessia Cartagena-Porto Bello. Sabes dizer se é fácil o transporte de Porto Bello até a cidade do Panamá?
Excelente suas dicas.

Abs

  Juliano Oct 30, 2013 1:25 PM

6

Juliano, pelo que me lembro é fácil. Abraço

  Henrique Oct 30, 2013 10:00 PM

 

 

Travel Answers about Panama

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.