Existing Member?

"Cachando el Chile" Desventuras de uma mineira na VI Región Libertador Bernardo O'Higgins

De nuevo en Chilito!

CHILE | Thursday, 20 May 2010 | Views [433]

Olá! Então, voltamos ao Chile na última semana de Abril, como combinado, e já estamos morrendo de saudades do Brasil e do calorzinho gostoso que estava lá. Aqui, acordar com 6°C de temperatura e entrar no container ainda mais gelado de manhã estão sendo um exercício de persistência! :s O que ajuda a passar o tempo é mesmo o trabalho e as muitas coisas interessantes que o Chile tem a nos oferecer, que a cada dia descobrimos um pouco mais.

Atualizei as fotos em atraso (rs), mas não tenho tantas outras para adicionar agora. Não sei bem por que, mas tenho andado menos com a câmera, e quando estou com ela às vezes esqueço as pilhas, o momento das fotos... Rs Ocasiões interessantes que acabei me esquecendo de registrar: o avermelhamento e queda das folhas do condomínio (estava me sentindo quase no Canadá, rs), o dia das Mães na companhia de outros brasileiros e outras comemorações aqui do pessoal da obra. Uma delas, o aniversário do nosso colega chileno Gino, teve o tradicional cordero en el palo: uma peça inteira de cordeiro num enorme espeto, girando perpendicularmente sobre um braseiro no chão. Até eu, que nem gosto de carne de cordeiro, comi absurdos! É interessante observar as diferenças culturais: chegamos 1h depois do horário marcado (coisa de brasileiros... rs), e tinham acabado de colocar o cordeiro pra assar! Resultado: como chegamos de barriga vaziaça (coisa de brasileiro - 2), e não tinha arroz, vinagrete, farofa, torresmo, pão-de-alho e demais quitutes que só se espera por aí mesmo, ficamos aumentando a azia com cerveja e vinho, até que os gordos pedaços de carne começaram a sair, ou melhor, a quicarem nos pratos e desaparecerem nas ávidas mãos tupiniquins. Depois de algumas horas deste processo, chegamos em casa e fomos voando na cozinha procurar algum carboidrato, porque não quisemos esperar o bolo de aniversário que sabe-se lá que hora foi partido, rsrsrs.

Como San Fernando é uma cidade muito pequena, aproveitamos vários finais de semana sem trabalho para passear em Santiago. Aquela cidade me encanta, nem a tão famosa camada de poluição me incomodou até hoje, apesar do meu histórico alérgico nada alegre. É mais rápido e fácil ir e voltar de Santiago do que ir de casa aos condomínios de Brumadinho, então nada melhor do que sair de casa nem que seja só pra ir ao cinema, shopping, comer em algum lugar legal e passear à toa. :) Quase nunca ficamos por lá, para não gastar dinheiro desnecessariamente, mas estamos descobrindo hostales (albergues) muito interessantes em SCL, como o La Casa Roja (www.lacasaroja.cl), para os dias em que a noitada impede o retorno à república (já que o último ônibus sai às 21h15).

O Dia das Mães foi melhor que o esperado, contando que as protagonistas do dia estavam a 3500 km de distância... Uma família de brasileiros que conhecemos na feira chic de artesanato de Los Dominicos (www.pueblitolosdominicos.com) nos convidou a almoçar com eles e mais outros tantos expatriados brasucas no restaurante Acuarela (www.acuarela.cl/). Foi uma boa maneira de preencher o vazio do dia distante, conversando com muita gente em um clima bem família, comendo picanha e feijoada e ouvindo MPB ambiente. :) Como demoramos quase 5h lá e ainda passamos no shopping na volta (www.parquearauco.cl), tive que acordar minha mãe pra dar os parabéns, rsrsrs. Mas foi tudo ótimo.

Amanhã, dia 21 de Maio, será feriado aqui no Chile - Dia da Batalha de Iquique, que definiu a vitória do Chile na guerra territorial contra o Peru - , e queríamos aproveitar para voltar a Mendoza e conhecer direito a cidade, sem a correria e desencontros da última vez. Só que, para nosso azar, também é feriado neste final de semana na Argentina! Comemora-se o Bicentenário da Independência Argentina na terça, dia 25, e a dona Kirchner arrumou um feriado no dia 24 também, de forma que Chile e Argentina estão com feriados complementares, e simplesmente tá impossível achar ônibus e hospedagem pra turma que animou a atravessar os Andes de novo. Vamos acabar tentando ir na aventura mesmo, chegando e vendo no que dá, qualquer coisa dou notícias na segunda-feira... Rs

Bjim, pessoal, até o próximo atrasadíssimo informe!

Amandita

É fogo no céu e muito frio na terra!

É fogo no céu e muito frio na terra!

Tags: batalha de iquique, revolução de mayo

 

Add your comments

(If you have a travel question, get your Answers here)

In order to avoid spam on these blogs, please enter the code you see in the image. Comments identified as spam will be deleted.


 

 

Travel Answers about Chile

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.