Existing Member?

Próxima parada Histórias e pensamentos de uma volta ao mundo

Queimando em Varanasi

INDIA | Thursday, 6 November 2008 | Views [5253] | Comments [8]

A cidade de Varanasi é considerada sagrada pelos hindus pois, conforme a  lenda, foi fundada pelo deus Shiva há 5.000 anos.

O rio Ganges, aqui conhecido por Ganga, também é sagrado.  De acordo com a religião hindu, um banho no rio absolve a pessoa de todos os seus pecados.

Trocando em miúdos, um banho no sagrado Ganga bem na parte em que ele passa por Varanasi, também sagrada, é como assegurar um pedacinho do paraíso! Morrer e ser cremado em Varanasi, então, à beira do Ganga, é subir em vôo non-stop em primeira classe para o Nirvana, interrompendo o ciclo de reencarnações necessárias para a evolução da alma. Essa é, pelo menos, a crença local.

Pois hoje acordo às 5:00 da manhã para passear de barco pelo Ganga e testemunhar a fé hindu ao nascer do sol.

É lindo e horrível ao mesmo tempo. Dezenas de pessoas, de todas as idades, se banham no rio cedinho. Mergulham, nadam, atravessam o rio até a outra margem, voltam, bochecham com a água, cospem... Se banham MESMO, alguns com roupa, outros sem cobertura alguma no corpo. Alguns lavam roupas, outros escovam os dentes e assim a cidade vai acordando.

O que torna a cena horrivelmente chocante é o fato de, na região de Varanasi, o Ganga ter 1.500.000 (isso mesmo, um milhão e quinhentos mil) coliformes fecais por 100 ml de água, quando o valor aceitável para um local de banho é inferior a 500 (quinhentos). Sacou? E a galera escovando os dentes!!!! Gente, isso é praticamente como comer bosta! Yeeeekt!!!! 

Na volta para o hotel, o guia pergunta se alguém quer comprar xales de seda, o produto pelo qual Varanasi é famosa. Há cinco pessoas no grupo: eu, que não posso comprar nada (porque tudo o que compro tenho que carregar), um holandês que também não tem interesse nenhum em xales de seda e três dinamarquesas, que se animam quando o guia garante que é um lugar que os turistas não conhecem, perto da casa dele. Afirma que não está indicando porque leva comissão, não - tanto que ele nem vai junto!!!! É apenas porque ele quer ser legal com a turistada. Sei… Já conheço esses papos de guia, mas as dinamarquesas querem ir e, pra não ficar esperando no carro, vou junto.

E olha só que coincidência!!!!! Justo no momento em que o nosso carro encosta o dono da tal loja está paradinho ali, batendo papo com alguém!!! Uau, que “sorte” que ele está ali, pois assim já nos guia para a loja, que fica no meio de um labirinto de casinhas pobres e vaquinhas gordinhas, e nosso guia, depois de um abraço e umas palavrinhas com o sujeito vai tranquilamente pra casa. 

E lá vão as ovelhinhas pra boca do lobo… Mas antes de nos levar à loja ele faz questão de nos mostrar como são confeccionados os xales. São quase 9 da manhã e ele pára em uma das casinhas, onde pela porta e pela janela vemos uma máquina de tecer e duas pessoas que nela trabalham: um senhor que aparenta pouco mais de 50 anos e uma criança que certamente não tem mais de 7 ou 8 anos de idade. 

Enquanto as dinamarquesas perguntam sobre a máquina e como são feitas as estampas eu presto atenção na criança e na tarefa repetitiva e estafante que ela distraidamente desempenha.

Neste momento, minha vontade é dar um cruzado de esquerda no nariz do sabidão que explora esse tipo de mão-de-obra tão covardemente e passar-lhe um sabão que o faria se encolher de vergonha. Ok, ok, confesso que nem sei o que é um cruzado de esquerda, mas já ouvi o termo e soa como algo que dói bastante – ainda mais considerando que eu sou canhota. 

Em alguns segundos volto à realidade, pois obviamente esse delírio só funciona na minha imaginação. Até porque eu sou totalmente contra a violência e jamais partiria pra cima de alguém, mesmo às vezes tendo muita vontade.

Minha reação, então, é perguntar simplesmente: “qual a idade daquela criança??”. O explorador de criancinhas não respondeu minha pergunta e se apressou em responder que o moleque  obviamente não trabalha ali – claro que não! Está apenas dando uma mãozinha ao pai, que é o sujeito trabalhando a seu lado, enquanto seu ajudante não chega! Ah, claro, está tudo explicado!

 A perguntona intrometida que vive no meu corpo então prossegue:

- Esse garoto frenquenta a escola?

- Claro!

- A que horas?

- A aula dele começa às 10 horas. Daqui a pouco ele vai.

Percebo que não importa a pergunta que eu faça, a resposta sempre vai ser a politicamente correta, a que as pessoas querem ouvir - especialmente os turistas que querem comprar as preciosidades de seda a preço de banana. E não há nada que eu, sozinha, possa fazer ali, nesse lugar estranho onde nem falo ou entendo a lingua local. Mais uma situação que entra para a minha “lista de pendências para melhorar o mundo”. Uma lista, aliás, que só cresce.

No fim da tarde volto aos ghats – a propósito, ghats são escadarias que dão para o rio (no caso, o Ganges). Encontro Juana, a brasileira de Recife que está viajando pela Índia, lanchamos juntas e vamos assistir às cerimônias sagradas: o “puja”, que é uma reza, algo como uma “missa” hindu, e as cremações.

Damos a sorte de conhecer um indiano fora do normal, que nos explica pacientemente tudo sobre a cerimônia de cremação e responde a todas as nossas perguntas, pois mais absurdas que pareçam. E no final não pede dinheiro e nem quer nos levar a nenhuma loja!!! Uau, isso é o que eu chamo de um dia perfeito!

Enfim, resumindo algumas curiosidades que vi e aprendi sobre o assunto:

  • mulheres não podem ir às cerimônias de cremação porque choram e isso impede que a alma vá para o Nirvana. Por essa razão, devem ficar chorando juntas em casa em vez de atrapalhar a libertação do ente querido.
  • são necessários cerca de 200 kg de madeira para queimar um corpo. Cada kg da madeira mais simples custa entre 10 a 12 rúpias (x 200kg = 2.000 a 2.400 rúpias = 42 a 50 dólares). As castas mais altas geralmente encomendam a cremação com madeira de sândalo, que é cheirosa. Preço? Pelo menos 900 rúpias por kg (x 200kg = 180.000 rúpias = 3.750 dólares).
  • os corpos chegam carregados pela família sobre uma espécie de maca feita de bambu, são banhados no rio e logo colocados pra escorrer um pouco (ou não queimam, claro). Após, são colocados sobre a madeira já “montada”;
  • algumas famílias descobrem o rosto do morto e posam a seu lado para fotos (vi isso acontecer e achei uma piração!). Mais madeira é colocada por cima do corpo;
  • dependendo de quem morreu é definida a pessoa que acende a fogueira. Se foi a mãe, o filho (homem) mais novo acende; se o pai, o filho mais velho e, se a esposa, o marido. Não consegui desvendar quem acende quando a mulher que morre é mãe e esposa. Seja quem for o parente que acende a fogueira, ele tem a cabeça toda raspada em sinal de luto.
  •  meu amigo indiano explicou que não é qualquer fósforo que pode ser usado nas cerimônias de cremação! O fogo usado para acender a fogueira é um fogo sagrado, uma chama eterna do deus Shiva que fica bem perto do ghat – tem toda uma lenda interessante pra justificar. E segundo me explicou, é graças a esse detalhe que não há cheio de carne queimada no pedaço! Não fosse a chama sagrada, ele diz, o cheiro de churrasquinho humano se espalharia pela cidade.
  • Ossos da bacia feminina e peito de homens muito fortes não queimam completamente, portanto seus restos são jogados no Ganges.
  • Agora o que mais me impressionou: bebês e crianças de até 13 anos de idade, mulheres grávidas, sadhus (pessoas sagradas), pessoas picadas por cobras (uma cobra de um tipo específico que aqui eles chamam de “cobra”) e leprosos não são cremados - são apenas amarrados a uma pedra e jogados no fundo do rio Ganges! O pior é que de vez em quando acontece de o nó desatar e o corpo subir... aí é preciso amarrar novamente em uma pedra para afundá-lo. Um estrangeiro que conheci disse que viu um cachorro andando com o corpo de um bebê já em decomposição, que provavelmente subiu à superfície e acabou na margem do rio... Pois é, essas coisas acontecem MESMO.
  • É preciso cerca de 3 horas para queimar um corpo, e durante esse tempo a família (ou melhor, os homens da família) ficam assistindo. Terminada a cremação eles se dirigem a outro ghat e se banham no rio Ganges.
  • Na época de seca, quando o rio está com baixo volume de água, como agora, o ghat fica com três níveis: inferior, médio e superior. Nessa época, as cremações, então, ocorrem por castas. A casta inferior é cremada no nível mais baixo do solo e a casta mais alta no nível mais alto. Na época de chuvas, em que o rio está cheio, há apenas um nível – os outros ficam cobertos pela água. Nessa época todas as castas são cremadas lado a lado, no mesmo nível.
  • Como eu disse, acredita-se que quem é cremado aqui vai direto para o nirvana e se livra de outras encarnações. Pois tem gente que, quando adoece, vem pra Varanasi só pra esperar morrer!!! Aliás, o governo ainda providencia moradia pra essas pessoas!!!!

Depois disso, só tenho uma coisa a dizer: alguém salve o rio Ganges dos indianos!!!!

Tags: varanasi india cremation ghat cremação

Comments

1

Rio Ganges índia

  FRANCISCO TERRA Feb 5, 2009 2:21 AM

2

Excelente texto! :D

Eu tenho uma pergunta:

Os Gats são específicos para Banho e para cremações, ou tudo rola lado a lado, no mesmo gat, com pessoas se banhando ao lado de Cadáveres cremando e etc?

  Thaillon Feb 13, 2009 8:43 PM

3

Meu deus quanta ignorancia nesse mundo, até quando jesus isso será permitido, que venha logo o teu reino.

  wilson francisco Sep 11, 2009 10:00 PM

4

Espetacular a sua experiencia. Não tinha conhecimento que se passava isso tudo num só rio! quase não dá para acreditar! o texto está excelente!

  Rachel Oct 3, 2009 3:13 AM

5

Yeeeekt!!!! É impossível acreditar que isso exista nos dias de hoje.
Texto excelente,você é corajosa de assistir essas coisas de pertinho.

  Juliana Oct 27, 2009 10:36 PM

6

É realmente impressionante o seu relato. Tem tanto detalhe que parece que estou lá. Me deu náusea. Mais impressionate ainda é ver um texto tão bem escrito, já que hoje escrever corretamente é uma raridade.

  Denise Oct 28, 2009 1:36 AM

7

QUE EXPERIÊNCIA ,E QUASE IMPOSSIVEL ACREDITAR MAIS É A PURA REALIDADE ,QUE NÓS POSSAMOS ESTÁ ORANDO POR ESSAS PESSOAS ,AFIM DE QUE A AQUÁ QUE REALMENTE PURIFICA(JESUS)POSSA PURIFICAR AS VIDAS DESSAS PESSOAS PARA QUE ELES NÃO ESTEJAM EM NIRVANA QUANDO MORREREM, MAIS SIM NA MANÇÃO CELESTIAL COM OS SALVOS EM CRISTO JESUS.

  DENISE Nov 22, 2009 6:02 AM

8

Perfeito, eu sigo a religião do Hinduísmo, sei bem como funciona as coisas, é algo que para nós é comum, e até eu quero me banhar algum dia no Ganges e ser cremado e ser jogado lá.
Concluindo, esta perfeito o seu texto, perfeito mesmo.
E a todos que tem uma mente fechado e fica falando mal do Hinduísmo, por favor, pare, porque se você é de Deus você não tem que ficar julgando as outras religiões ou seres, apenas tem que respeita-los.
Namastê

  Daniel José Aug 27, 2013 12:51 PM

About lina_santiago


Follow Me

Where I've been

Photo Galleries

My trip journals


See all my tags 


 

 

Travel Answers about India

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.