Existing Member?

Próxima parada Histórias e pensamentos de uma volta ao mundo

Foi hoje

TURKEY | Sunday, 5 October 2008 | Views [729]

Chegou o dia

Eu sabia que, mais cedo ou mais tarde esse dia chegaria na minha viagem. E foi hoje. Sem aviso prévio, sem preparação psicológica adequada, foi hoje.

Eu ia de Marmaris para Pamukkale, na Turquia, de ônibus. Bebi muita água. Bebi refrigerante. Bebi chá gelado. E, como era de se esperar (embora a gente nunca pense nisso antes), depois de um tempo precisava desesperadamente fazer pipi. 

Agradeci aos céus quando o ônibus fez uma parada, a única das quase quatro horas de viagem. Corri para o WC Bayan (o banheiro feminino), abri a porta e... lá estava ele. Ou ela. Não sei como chamar aquela coisa...

Pela primeira vez na viagem eu tive que usar um banheiro em estilo oriental.

Até hoje eu até já tinha me deparado com isso, mas geralmente onde havia o oriental havia pelo menos uma portinha em estilo ocidental, com nosso bom e velho vaso sanitário, privada ou seja lá o nome que você dê. Ou seja, eu tinha uma escolha! Mas hoje não...

O banheiro em estilo oriental é basicamente... um buraco no chão. É uma pia sanitária, mas está enterrada no chão – de modo que o que sobra, no final das contas, é um buraco. Você posiciona seu pezinho direito de um lado, pezinho esquerdo do outro e... agacha? Ai, ai, ai, uma experiência bem diferente.

Veja bem, nenhuma mulher senta em vaso sanitário público. Nós nos equilibramos sempre, mesmo quando delirantemente bêbadas. Podemos esquecer nosso próprio nome mas nunca do modo correto e mais higiênico de usar um banheiro público. Mas mesmo não tocando a louça sabemos que o vaso está logo ali embaixo, no lugar de sempre, e isso dá um certo conforto psicológico.  

Mas hoje não. E eu tive que encarar. E sei que é só a primeira das dezenas ou até centenas de vezes que eu vou passar por isso. E meu debut foi dos mais simples, um mero pipizinho.

Desculpe dividir isso com tanta intimidade, mas eu precisava falar! 

About lina_santiago


Follow Me

Where I've been

Photo Galleries

My trip journals


See all my tags 


 

 

Travel Answers about Turkey

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.