Kut's trip

Oxford e Basingstoke

UNITED KINGDOM | Monday, 10 March 2008 | Views [878]

10/Março: Às 9:00 saímos para uma viagem organizada por uma entidade da Universidade para Oxford. O grupo era bem grande e fomos em dois ônibus. Chegamos cerca de 1h20 depois e tivemos cerca de duas horas de tempo livre antes de termos um walking tour pela cidade. Isso não foi muito legal porque não sabíamos o quê iríamos ver no tour e, então, ficamos muito indecisos quanto ao que ver antes. Tentamos entrar em um College, na biblioteca, mas por um motivo ou outro, não conseguimos. No fim, eu e a Armgard, uma alemã, fomos ao Museum of Oxford. Apesar de termos tido que correr, acho que valeu a pena. O museu conta a história de Oxford desde a pré-história até os tempos da Universidade. Por exemplo, a cidade se chama Oxford porque naquela região era possível fazer com que o gado atravessasse o rio (ainda é o Thames e ele se divide em dois ou três afluentes). Ox é significa touro e ford é um local onde é possível atravessar um rio porque ele não é muito profundo. Mais tarde, durante o domínio romano, a cidade não foi muito explorada. Somente lá pelo século VIII é que os Saxões muraram a cidade e ela começou a crescer. Saímos sob uma chuva bem desagradável do museu e fomos ao walking tour. Tivemos que nos dividir em grupos de dezenove pessoas (era o número máximo permitido para entrar em alguns lugares). Nosso guia era um velhinho bem engraçado que era um policial aposentado. Antes da caminhada, ele nos explicou como funciona a Oxford University. Lá existem trinta e nove Colleges, para os quais o aluno pode se aplicar e é onde os alunos moram. Você pode fazer qualquer curso independentemente do College que escolheu. Nestes Colleges há um tutor para cada aluno para um acompanhamento bem individualizado (Cambridge e Oxford são os únicos lugares onde há tutores desse jeito). A maioria das aulas, entretanto, não é nos Colleges e sim nos prédios da Universidade. Pelo que eu entendi, os alunos têm provas apenas no fim do curso. Passamos em frente ao Pembroke College, passeamos pelos jardins do Christ Church College e entramos na capela do Merton College. Em Christ Church, estudaram vários que vieram a ser primeiros-ministros e Lewis Carroll (autor de Alice’s Adventures in Wonderland). Lá também foi filmado Harry Potter, mas o salão onde foi feita a filmagem é bem mais caro para entrar do que o resto do prédio. Lá, por enorme coincidência, acabei encontrando o Xena com os amigos dele da FGV. No fim, acabamos não entrando em nenhum dos Colleges. Os alunos estão saindo de lá porque eles têm férias agora, então muitos estavam fechados para visitação. Merton College, fundado em 1264, é dos mais antigos. Passamos também pela biblioteca, que é uma das maiores do Reino Unido, com mais de nove milhões de títulos! Lá do lado está também o primeiro prédio da Oxford Press, uma das maiores editoras de livros do mundo. Continuamos a caminhada pelo All Souls College, um dos poucos que só têm estudantes de pós-graduação, por onde passou Bill Clinton. Depois do passeio, eu e o James, um americano, fomos para o The Ashmolean, um museu de arte e arqueologia. Lá vimos algumas obras de Manet, Monet, Degas, Rodin etc. No ônibus de volta, conheci um casal de brasileiros! O Carlos está fazendo doutorado pela UFSC em engenharia e vai passar um ano aqui. A Raquel, mulher dele, está terminando o TCC da faculdade de Letras aqui. Batemos um bom papo e peguei o contato deles para combinarmos alguma coisa eventualmente. No domingo, fui a Basingstoke, uma cidade a uns 40 minutos daqui, jogar um campeonato de pólo. Fomos num minibus que os próprios jogadores dirigem. A Universidade aluga o veículo e oferece uma espécie de treinamento para que eles possam dirigir esse minibus. Os jogos eram mais curtos (metade do tempo normal). Ganhamos duas e perdemos duas. Acho que acabamos em segundo. Valeu pela viagem com o pessoal do pólo e por jogar em uma piscina funda (dos dois lados). Segunda, o tempo fez jus à fama britânica. Choveu muito (com poucas interrupções) e ventou tanto que às vezes achei que fosse ser levado. Li em alguns lugares que foi uma das piores tempestades por aqui dos últimos anos.