Essa foi uma carta destinada à família e amigos mais próximos
Oi!!!
Nao sei qual foi a última vez que escrevi, em Português ou em Inglês mas vou contar meus passos a partir da parte caribenha da Costa Rica que eu considero imperdível para quem estiver por perto.Praias com areia branca, agua transparente e corais perfeitos para mergulhos e snorkelling.
Puerto Viejo de Talamanca na parte sul do país é uma vila em uma dessas praia caribenhas. Fui em um dia, meia hora de ônibus, para o Parque Nacionall de Cahuitas, norte de Puerto Viejo, com praia e muitos animais. Macacos, cobras, preguicas, aranhas enormes e mosquitos. A natureza na Costa é algo inacreditável. As árvores sao enormes e os animais em habitat natural tb.
No outro dia fui de bicicleta para o Sul de Puerto Viejo, passando pelas praias de Cocles, Punta Uva e Manzanillo e mais umas duas que eu nao me lembro do nome agora. Destaque para punta Uva. Praia perfeita, cor da água e da areia como sempre imaginei que fosse o caribe.
Mas o melhor ainda estava por vir. De Puerto Viejo atravessei a fronteira para o Panamá numa viajem brilhante. A travessia entre os dois países se dá por uma velha ponte sobre um rio impressionante. Segui para Changuinola e peguei um barco para Bocas del Toro. O caminho passa quase todo por um mangue com um tipo de gigoia por toda parte e realmente bonito. A água reflete a paisagem como um espelho.
Bocas del Toro: um arquipelago de Ilhas paradisíacas no Caribe. Fiquei na Ilha Colón com viagens para praias na Ilha de Bastimentos, onde estava andando da praia Wizard para a praia Segunda e quando me dei conta, vi um tamanduá do meu lado, procurando formigas. Inacreditável. Mas incrível ainda (e até agora acho que a praia mais bonita que eu já fui) sao as ilhas do parque nacional Zapatillas. Nao sao muito visitadas por serem longe e um pouco mais caras que as outras mas imaginem uma ilha perfeita, deserta, 100 metros de diametro com uma floresta no meio, cercada com areia e agua iguais a um cartao postal.
De Bocas fui para Panama City, vi o canal e a parte histórica-colonial da cidade. Legal, vale a pena ir. Sem mais comentarios. Nao é imperdível.
De Panamà City organizei um grupo de 7, fechamos um barco a vela de 43 pés e fomos até Cartagena na Colombia, saindo de PortoBello em uma viagem de 4 dias, passando por San Blás.
O arquipelago de San Blás é parecido com o de bocas mas o acesso muito mais restrito pois nao há estradas e as ilhas sao mais distantes. É possível voar mas sai caro e é prossivel ficar preso em uma das ilhas sem ter meio de transporte para as outras. Um veleiro é definitivamente a melhor opcao. Fui em cerca de 5 ilhas, algumas desertas. Todas cartoes postais ou propaganda de hotel. San Blás tb é o lar dos Kunas que t^^em autonomia e governo próprio paralelo ao do Panamá. As roupas sao muito coloridas e nao há nada parecido em nenhum lugar do mundo. O lugar é muito remoto e já tem mais de 300 anos. Muitos hoteis interbnaconais ja tentaram comprar ilhas mas a lei só permite que Kunas as possuam.
O barco foi uma grande aventura. os ultimos dois dias em mar aberto contra a corrente foram um pouco revoltos mas chegamos bem.
Cartagena é uma cidade colonial, das mais bem preservadas das américas e ao redor muitos prédios de classe média-alta. Tambèm é o lugar da onde escrevo.
Como meu amigo israelense Yoni diz: Mucho amor y paz para todos.
até a próxima, abracos e beijos.