Existing Member?

Lost in Asia

Sobre a India

INDIA | Saturday, 26 January 2013 | Views [778]

Rota percorrida na India

Rota percorrida na India

 

 

Passei mais de 30 dias na Índia. Rodei mais de 5000Km.

Cheguei a estar num grupo com mais de 30 brasileiros. O grupo se desmembrou, os dias foram passando, as amizades foram ficando pelo caminho e, por último, me despedi da minha irmã.

Estou agora no portão de embarque para o Nepal. Daqui para a frente sigo viagem sozinho, se é que é possível estar sozinho numa região tão populosa.

Achei que seria interessante registrar minha impressão geral da India.

Assim como um americano desinformado que acredita que nós brasileiros convivemos com macacos em nossas ruas, eu também cometi alguns enganos com minhas expectativas criadas por ignorância da minha parte. O primeiro e mais gritante é o fato de que a India nao é um país ZEN. Nem todo mundo medita e pratica Yoga. Então nao espere encontrar uma nação gentil formada por seres evoluídos espiritualmente. Na verdade acho que o excesso de pessoas cria neles um instinto de sobrevivência que sustenta um individualismo que eu nao esperava. Segundo engano: vacas nao são santos, nao são adoradas e veneradas. Eles só nao podem comer a carne e também nao maltratam. Elas são como cães vira-latas gigantes, lentos e desengonçados que vivem pelas ruas procurando o que comer.

O clichê "país de contradições" fica bastante evidente em pouco tempo com a desigualdade social. Enquanto alguns desfilam em carros de luxo, outros vivem de forma bastante miserável, com pouco ou sem acesso algum a qualquer tipo de estrutura. Muitos lares utilizam esterco de búfalo, que deixam secar ao sol, como fonte de aquecimento e combustível para o forno. Mas nao é sem motivo que a India compõe o grupo dos países emergentes chamado de BRIC (Brasil, Rússia, India, China, Áfric do Sul). Fica claro que o maior atrativo econômico é a possibilidade de ganho em escala com uma população de mais de 1.200.000.000 habitantes.

Possui uma cultura de milhares de anos mas demorou para começar a se desenvolver economicamente. Aparenta estar num estagio muito similar ao nosso querido Brasil que com seus poucos mais de 500 anos. Mas com um desafio muito maior já que cuidar de uma população desse tamanho não é tarefa fácil para governante nenhum. A diferença de um grande centro para uma pequena cidade é assustadora, em muitos momentos achei Delhi bem parecida com São Paulo, mas cidades menores ainda possuem esgoto a céu aberto circulando por calhas que passam entre a calçada e a rua.

Fica difícil fazer um comentário sobre a educação passando tão pouco tempo aqui mas vi na TV alguns comerciais de instituições financeiras falando sobre como poupar ou tomar credito para enviar os filhos para estudar no exterior. No entanto, algo que observei e ja mencionei em algum post anterior, é que a herança britânica é notável pela quantidade de pessoas que conseguem se comunicar em inglês. Enquanto no Brasil isso fica restrito a algumas classes sociais, aqui conseguimos nos comunicar em diferentes lugares, claro que com alguma dificuldade.

Embora possua uma mulher ocupando um importante cargo no governo com Sonia Gandhi como chefe do congresso, ainda é um país bastante conservador e o papel das mulheres na sociedade é muito pouco representativo. A maioria vive para sua família. Em lugar algum fui atendido por uma mulher, só numa lojinha de uma nepalesa e no aeroporto.

Em resumo, é um país muito interesse com uma cultura muito forte. Um lugar que vale a pena ser visitado mas que requer preparação do viajante.

About fernandoamarante

No onibus indo para a praia

Follow Me

Where I've been

Photo Galleries

My trip journals



 

 

Travel Answers about India

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.