...e o abandono daqui também! Rs Estou terminando de subir os comentários e fotos da semana do terremoto - mesmo por que não tirei muitas fotos depois disso. O terremoto aboliu minhas pequenas road trips, neste domingo minha última companheira de aventuras em dias de semana foi embora e eu estou me resignando a esperar um retorno de estágio/contrato que parece ter ficado debaixo de algum escombro no caminho...
De lá para cá, muito tem sido feito para levantar o moral e o desenvolvimento do Chile. Com danos substanciais em muitas áreas de economia - sendo a indústria vitivinícola uma das mais afetadas, como pode ser visto neste artigo do blog "Papo de Vinho" - , resta aos chilenos empenhar-se de todas as formas possíveis para ajudar. Temos visto várias mobilizações, o país fez 25 h seguidas de Teletón com arrecadação recorde, e até os bancos daqui entraram na jogada - ficando abertos até meia-noite no dia do evento de arrecadação da prefeitura de San Fernando, simultâneo à primeira noite do Teletón.
Nós, brasileiros "visitantes", também temos muitas formas de ajudar, além da óbvia contribuição em espécie aos órgãos de ajuda comunitária. Há vários tipos de doação possíveis:
- materiais (alimentos, água engarrafada, artigos de higiene, roupas)
- tempo (participando de arrecadações voluntárias, trabalhos de reconstrução)
- sangue (os bancos de sangue estão pedindo doações por todo o país, devido às baixas decorrentes da catástrofe), e etc.
De minha parte, tentei participar com o que foi possível: desde escolher comer em lugares que estavam doando parte da renda, doar alimentos, participar de atividades voluntária e até "dar meu sangue pelo Chile" - e, graças à falta de destreza da mocinha, dei até um pouco de tecido venal. Meu braço está parecendo ter recebido uma dose cavalar de drogas ilícitas, e olha que já faz quase uma semana da doação... Já o Ni nem esse trauma conseguiu, pois o hospital (absurdamente) não estava aberto no sábado - ou seja: sanfernandinos, NÃO ADOEÇAM NO FIM DE SEMANA!
No mais, fico por aqui. Até mais, estamos bem, não acreditem na Globo. :) Pra mim está cada vez mais difícil, já que a DirecTV resolveu se revoltar contra mim também, rs.
Bjim,
Amandita