Existing Member?

Próxima parada Histórias e pensamentos de uma volta ao mundo

Eu continuo me perguntando o por quê...

FRANCE | Thursday, 26 June 2008 | Views [675]

Vir de Vancouver para Montreal, no leste do país, é como sair de um país e entrar em outro!!! Pra começar, a língua oficial na província de Quebèc é o francês. Eu até me organizei pra ficar em Montreal por um tempo aprendendo francês, mas desisti quando descobri que o que eles falam por aqui é um francês meio, digamos, peculiar. Ou arcaico, seja como for. Pra se ter uma idéia, quando filmes produzidos em Quebèc passam na França, passam com legendas em francês. Sacou? Até o momento não estou passando muito perrengue porque todo mundo em Montreal sabe falar inglês e, se percebem que você não está entendendo lhufas do que dizem, instantaneamente ligam a tecla SAP e passam a falar inglês. Simples assim.

Montreal, embora bem maior que Vancouver, também é uma cidade limpa e organizada, com muitas ciclovias. Por aqui tenho a impressão de ver mais pessoas sem-teto – embora, nem de longe, possamos comparar com o Brasil. O metrô, que é limpo como o de São Paulo e abrange boa parte da cidade, é uma grande facilidade – inclusive para o turista. Tudo está sempre escrito na língua oficial – francês – primeiro, e na maioria das vezes também em inglês. Por lei todas as placas de comércio devem estar em francês e, caso haja também o texto em inglês, esse não pode estar mais destacado que o da língua oficial. Frufruzice? Poderia ser, mas se pensarmos apenas um pouquinho sobre como isso surgiu concluímos que não... Fazendo muito curta uma história longa, o povo de Quebèc queria emancipar a província do Canadá, e pra mostrar como não estavam de brincadeira sempre mantiveram sua língua e sua cultura. Sejam quais forem as criticas aos quebecois, e que não são poucas, o fato é que eles tiveram muito sucesso em manter sua cultura e seu estilo de vida. 

É... infelizmente eu tenho que concordar com o velho bordão: “cada povo tem o pais que merece”. Infelizmente pra uns, felizmente pra outros, é a mais pura verdade. Tudo o que vejo aqui são pessoas se respeitando umas às outras, respeitando as leis, as autoridades, e exigindo seus direitos – de consumidor, de paciente do sistema de saúde, de aluno de escola pública (aqui não tem escola particular!), enfim, de cidadão que paga impostos. E no Brasil? Vejo todo mundo querendo levar vantagem sobre o vizinho, passando os outros pra trás e sendo feitos de bobos por outros, autoridades e políticos praticando a corrupção na nossa cara – e sendo reeleitos! E nós, povo, não reclamamos. Quando o assunto morre na mídia, morre também na nossa lembrança. Não questionamos mais, não exigimos explicações, não exigimos nossos direitos.  

E, com todas essas nossas pra lá de questionáveis ações e omissões, ainda queremos ser respeitados????

Tags: montreal canada

About lina_santiago


Follow Me

Where I've been

Photo Galleries

My trip journals


See all my tags 


 

 

Travel Answers about France

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.