Existing Member?

"Cachando el Chile" Desventuras de uma mineira na VI Región Libertador Bernardo O'Higgins

Compreendendo...

CHILE | Sunday, 21 February 2010 | Views [389]

Está na hora de começar a escrever direito! Como muita gente já veio me perguntar o que queria dizer o título do blog, vamos partir daí: cachar é uma expressão coloquial muito usada aqui no Chile, derivada do verbo to catch, que significa entender, captar, sacar. Logo, o blog foi intitulado devido ao meu atual esforço em entender o Chile - e que vem se mostrando muito proveitoso. :)
Agora faz uma semana que estou aqui, e acho tudo muito interessante. A língua é um capítulo à parte do processo, uma vez que só tive contato com o castelhano da Espanha, e a comunicação aqui está mais pra um chilano. A cadência das palavras beira as mil ocorrências por minuto, e os finais delas são quase sempre comidos - deixando a impressão de se estar ouvindo um repentista nordestino com sotaque mineiro falando espanhol. Acho que em um mês, tá tudo dominado... Rs
San Fernando é uma cidade pequena, de cerca de 65 mil habitantes, na VI Região Libertador General Bernardo O'Higgins, que é uma das quinze regiões do Chile (mais ou menos como estados), que ainda se dividem em províncias e comunas. As pessoas daqui têm sido, pelo menos até agora, tranquilas quanto à recepção de brasileiros - muito devido ao fato de que a economia da cidade deu uma guinada com a construção da usina hidrelétrica de La Higuera, que é o motivo pelo qual 99% dos brasileiros residentes foram trazidos para cá. Logo, não é de se estranhar que eu entre em um bar e, ao pedir o menu, já me perguntem: "Brasileña?", e eu me resignar a um "Sí, sí...".
Outro capítulo interessante da descoberta têm sido um dos aspectos culturais mais interessantes de qualquer parte do mundo: a comida. Se alguns aspectos dos quitutes daqui possam ser pouco ortodoxos - como a maior parte dos "PF's" se resumir à dobradinha "carne gorda com absurdas quantidades de batatas", e toda salada ou sanduíche vir guarnecido de generosas porções de palta (abacate) - , o resto eu estou adorando. MUITO peixe, mariscos, crustáceos, e tudo o mais que meu coração ama e meu estômago odeia. Cada dia é uma investigação culinária, só não tive ânimo ainda pra cazuela, mas assim que tiver eu informo.
Vou ficando por aqui, estou em dia de visita técnica e vou conhecer uma imensa subestação. ;)
Té mais,
Amandita
No restaurante peruano

No restaurante peruano "El Otro Encuentro", um menu típico: ceviche de reineta, acompanhado de choclos, maíz tostada e cebola roxa, regado a Inka Kola (um refrigerante que parece ter só xarope simples, água e corante).

Add your comments

(If you have a travel question, get your Answers here)

In order to avoid spam on these blogs, please enter the code you see in the image. Comments identified as spam will be deleted.


 

 

Travel Answers about Chile

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.