Existing Member?

"Cachando el Chile" Desventuras de uma mineira na VI Región Libertador Bernardo O'Higgins

Compreendendo...

CHILE | Sunday, 21 February 2010 | Views [543]

Está na hora de começar a escrever direito! Como muita gente já veio me perguntar o que queria dizer o título do blog, vamos partir daí: cachar é uma expressão coloquial muito usada aqui no Chile, derivada do verbo to catch, que significa entender, captar, sacar. Logo, o blog foi intitulado devido ao meu atual esforço em entender o Chile - e que vem se mostrando muito proveitoso. :)
Agora faz uma semana que estou aqui, e acho tudo muito interessante. A língua é um capítulo à parte do processo, uma vez que só tive contato com o castelhano da Espanha, e a comunicação aqui está mais pra um chilano. A cadência das palavras beira as mil ocorrências por minuto, e os finais delas são quase sempre comidos - deixando a impressão de se estar ouvindo um repentista nordestino com sotaque mineiro falando espanhol. Acho que em um mês, tá tudo dominado... Rs
San Fernando é uma cidade pequena, de cerca de 65 mil habitantes, na VI Região Libertador General Bernardo O'Higgins, que é uma das quinze regiões do Chile (mais ou menos como estados), que ainda se dividem em províncias e comunas. As pessoas daqui têm sido, pelo menos até agora, tranquilas quanto à recepção de brasileiros - muito devido ao fato de que a economia da cidade deu uma guinada com a construção da usina hidrelétrica de La Higuera, que é o motivo pelo qual 99% dos brasileiros residentes foram trazidos para cá. Logo, não é de se estranhar que eu entre em um bar e, ao pedir o menu, já me perguntem: "Brasileña?", e eu me resignar a um "Sí, sí...".
Outro capítulo interessante da descoberta têm sido um dos aspectos culturais mais interessantes de qualquer parte do mundo: a comida. Se alguns aspectos dos quitutes daqui possam ser pouco ortodoxos - como a maior parte dos "PF's" se resumir à dobradinha "carne gorda com absurdas quantidades de batatas", e toda salada ou sanduíche vir guarnecido de generosas porções de palta (abacate) - , o resto eu estou adorando. MUITO peixe, mariscos, crustáceos, e tudo o mais que meu coração ama e meu estômago odeia. Cada dia é uma investigação culinária, só não tive ânimo ainda pra cazuela, mas assim que tiver eu informo.
Vou ficando por aqui, estou em dia de visita técnica e vou conhecer uma imensa subestação. ;)
Té mais,
Amandita
No restaurante peruano

No restaurante peruano "El Otro Encuentro", um menu típico: ceviche de reineta, acompanhado de choclos, maíz tostada e cebola roxa, regado a Inka Kola (um refrigerante que parece ter só xarope simples, água e corante).

 

 

Travel Answers about Chile

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.