Existing Member?

The long way back home

Caodaismo e Túneis de Cu Chi

VIETNAM | Wednesday, 20 September 2006 | Views [1034] | Comments [2]

Numa day-trip de Saigon visitamos esses dois lugares interessantes (ver fotos na galeria Caodai/Cu Chi).

Em Tai Ninh, quase na fronteira com o Cambodia, visitamos a Santa Sé do Caodaismo, uma religião criada aqui no Vietnã em 1926 numa tentativa de fundir budismo, confusionismo, taoismo, cristianismo e islã. Chegou a ser uma religião bem influente no sul do Vietnã, formando quase que um estado independente. O comunismo mudou isso, mas acredita-se que hoje ainda haja uns 3 milhões de seguidores.

Chegamos na igreja para a cerimônia do meio dia (são 4 por dia). Ela consiste basicamente de meditação com cantos. Mulheres de um lado, homens do outro, a maioria de branco. Os mais altos na hierarquia vestem azul, amarelo ou azul. O símbolo deles é o olho na pirâmide, como na nota de um dólar.

A igreja em si é bem colorida, mais interessante do que bonita...

Em Cu Chi visitamos os túneis que os comunistas usaram para derrotar os americanos. Uma verdadeira obra de engenheria que os possibilitou controlar uma área importante, a uns 40 km de Saigon.

O parque é meio Disney, mas dá para se ter uma idéia de como funcionava. Além da oportunidade de "caminhar" num curto pedaço de túnel, que de tão baixo e estreito tem que ir acocado. E rapidamente, pois é escuro e úmido.

Tags: Culture

Comments

1

Muito bem... Léo também é cultura...
Beijos e cuidem-se

  Laura Sep 28, 2006 2:57 AM

2

AH,deve ser bem emocionante mesmo estar nestes lugares onde aconteceu a Guerra e perceber as engenhocas que os baixinhos fizeram para ganhar dos donos do mundo...E viva os baixinhos !!!

  gilnea maya Oct 18, 2006 12:27 AM

Add your comments

(If you have a travel question, get your Answers here)

In order to avoid spam on these blogs, please enter the code you see in the image. Comments identified as spam will be deleted.


 

 

Travel Answers about Vietnam

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.