Galegos por aí

Movimentado Voo Istambul - Malé, Maldivas -15/12/2013

MALDIVES | Wednesday, 18 December 2013 | Views [159] | Comments [5]

Depois de alguns dias na cosmopolita Istambul, um episódio no voo para Malé no fez pensar muito nas diferenças culturais. Voo internacional com destino a Colombo, no Sri Lanka e escala em Malé, nas Maldivas. Lógico que havia muitos passageiros turcos, do Sri Lanka e das Maldivas, além de muitos outros europeus e asiáticos (além de dois brasileiros). Portanto muitos muçulmanos e pessoas religiões diversas.

Quando o avião já estava taxiando para decolar, se dirigindo para a cabeceira da pista, ouvimos a algumas poucas fileiras atrás de nós um homem repetir várias vezes de forma incisiva: - TROQUE DE LUGAR! Ele passou a gritar essas palavras e se tornou bem agressivo. Todos olharam para ver o que estava havendo. Ele se levantou, apontou para uma moça que estava no assento à sua frente com o namorado, e começou a xingá-la de prostituta, dizendo que ela estava mostrando cenas obscenas para o rapaz, e que ele estava com seu filho, seu único filho, e que não permitiria aquilo. A moça respondia que não mudaria de lugar e ele continuava gritando. As comissárias vieram, mas não conseguiram acalmá-lo. Ele ameaçou bater no nomorado, embora estivesse claro que se ele pudesse, bateria era nela! Mandou parar o avião, que continuava taxiando. Gritou que não iria mais voar de jeito nenhum, enquanto continuava xingando a moça e tentando explicar seus motivos aos berros. Quando ela mandou ele se fu... ele partiu para cima do rapaz, e foi o maior quebra pau! Socos para todos os lados, com vários passageiros tentando segurar ambos que eram muitos fortes. Levaram o casal para a parte da frente do avião. Aí o homem começou a caminhar pelo corredor explicando em voz muito alta seus motivos, do absurdo que era a moça mostrar um vídeo com aquele conteúdo de m... para seu namorado e que ele não podia permitir que seu único filho visse aquilo (era um menino de uns 10 anos).

O avião por fim parou. Ele afirmava que iria descer com sua família, que não viajaria mais. A esposa estava visivelmente envergonhada, mas não deu uma só palavra, além daquelas dirigidas ao filho para acalmá-lo. Alguns pais falaram que ele estava assustando as demais crianças. E ele pedia desculpas a todos, dizia que os filhos dos outros eram seus filhos, mas que ele era muito explosivo e não podia permitir aquilo. Repetia que esperava que nós todos tivéssemos boas férias, mas que ele iria para a cadeia. Ligou o celular e repetiu gritando a mesma ladainha, em turco e em inglês, pois estava claro que ele queria que todos o entendessem. Ele não parava de gritar, estava muito descontrolado.

O avião taxiou de volta, a polícia chegou, retiraram o cara, que não parava de berrar, com a família e deixaram o casal na primeira classe (premiados!). Quando os policiais entraram no avião as aeromoças e passageiros próximos informaram que era um vídeo de um aniversário e que parece que havia imagens da moça de bikini, mas nada demais.

Enfim, stress total, um atraso de uma hora e meia na decolagem e um mal estar geral. Por quê? Dá para fazer boas considerações sobre o assunto.

Não sabemos como o homem abordou a moça a princípio, mas ela mostrou que não era do tipo de ficar calada. E quando o negócio apertou, ela também não se conteve. Seu namorado não abriu a boca hora nenhuma, nem para responder, nem para defendê-la, nem para retirá-la dali. Sua única reação foi se defender dos docos que levou.

O fato é que o que para nós parece muito normal era intolerável para aquele homem, que  estava muito convicto de que estava com a razão.

Acabamos de ver que o sorteio dos jogos da Copa foi proibido de passar no Irã devido à roupa da apresentadora Fernanda Lima, um belo vestido justo de alcinhas, decotado e um pouco acima do joelho. Nada demais para nós, mas um insulto para eles.

Diferenças. De cultura, de religião, de pensamentos...

E assim o mundo gira. 

Comments

1

Tios, que aventura!!! Não imaginei nunca que tivesse sido algo desse tipo!
Que bom que os envolvidos não foram vocês, pois isso poderia ter acontecido com qualquer um de nós, né? Fica a lição... Tolerância e respeito acima de tudo! 😉 Beijos saudosos

  Amanda Dec 18, 2013 7:16 AM

2

Vixeee... que situação!
Como vc disse, dá pra analisar com longas discussões.
Independente de diferenças religiosas, culturais,,, seria bom que houvesse mais tolerância e respeito, mas...
Abraço!

  Nadilson Dec 18, 2013 9:18 AM

3

Amigos, que experiência! Mais uma história para contar! Uma lição sobre diversidade cultural e, principalmente, intolerância! A paz só reside onde reina a tolerância! Beijos amigos

  Karyne Dec 18, 2013 1:19 PM

4

Meu Deus! Quando vcs falaram que tinham tido problema no vôo, imaginei mil coisas. Nada perto do que aconteu. Para pensar: Diversidade x Respeito. Beijos, galeguinhos!

  Sarah Jane Dec 18, 2013 3:03 PM

5

Tenho lido tudo que vcs postam e também visto as fotos. Estou encantada com a opção que fizeram e como vão contribuir com todos nós que estamos acompanhando vocês. Bjs e bom ano sabático.

  Kátia Pinto Dec 20, 2013 11:05 PM

Add your comments

(If you have a travel question, get your Answers here)

In order to avoid spam on these blogs, please enter the code you see in the image. Comments identified as spam will be deleted.


 

 

Travel Answers about Maldives

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.