Existing Member?

Life's a journey

FERNANDO DE NORONHA – UMA ILHA PARADISÍACA NO ATLÂNTICO DO SUL

BRAZIL | Tuesday, 16 June 2015 | Views [512] | Comments [9]

Fernando de Noronha é a ilha principal de um grupo de ilhas vulcânicas que situa-se a uns 350 km ao leste do continente sul-americano e é portanto o ponto mais ao leste do Brasil.

É uma ilha tropical com uma temperature média de 28°C e a do mar é de 27°C. A água é cristalina e suas praias de areia são umas das mais bonitas do Brasil. Graças à fundacão do Parque Nacional Marinho em 1988, o arquipélago de Fernando de Noronha é protegido e por conseguinte tem uma incrível variedade de animais marinhos como os golfinhos rotatores, tartarugas, tubarões, raias, peixes, crustáceos e corais.

É simplemente um paraíso!

Fernando de Noronha oferece algo para cada um e não deixe a desejar.

É um dos melhores lugares do Brasil (talvez do mundo) para mergulhar, com uma visibilidade de 30 – 40 metros (durante a melhor temporada em outubro), água quente o ano inteiro e vida marinha abundante graças à proteção ambiental

Para aqueles que não gostam de mergulhar mas não querem deixar passar a oportunidade de admirar a fauna e flora do mar, fazer snorkel também é assombroso!

Tem mais de cem lugares para fazer snorkel, como por exemplo a praia do Sanchos, Baía dos Porcos, Praia Porto Santo Antônio, a piscina natural da praia da Atalaia, etc.

Até os apaixonados por surf encontram suas ondas na ilha, que podem alcançar uns 5 metros. As praias Cacimba do Padre, Praia do Bode e Praia Boldró dão para surfar.

Identicamente, fora d’água os visitantes podem desfrutar de várias atividades:

Tem várias trilhas na ilha de dificuldades diferentes. Uma trilha muito popular é a da Vila do Trinta até o posto de gasolina (pasando pela praia da Atalaia) com vistas maravilhosas aos penhascos e várias piscinas naturais dão para fazer snorkel.

Além disso, é muito relaxante dar um passeio na praia, contemplar a beleza da ilha desde um dos mirantes ou só admirar o pôr do sol que é um espetáculo inesquecível.

 

As praias:

Tem umas 16 praias na ilha que dividem-se em praias do mar de fora e as do mar de dentro. O mar do fora é mais agitado e o seu cor é de um azul mais profundo enquanto que o mar de dentro é normalmente mais tranquilo e tem uma coloracão turquesa mais clara. Algumas delas são:

 

  • Praia do Sancho:

É a praia mais famosa e para acessar tem que descer dois escadas altas. A água é tranquila e a baía é ótima para fazer snorkel.

 

  • Baía dos Porcos:

Essa praia só é acessível durante a maré baixa. Nessa praia tem muitos rochedos e por isso o acesso ao mar é mais difícil. Mas distante da praia o snorkel é muito bom.

 

  • Cacimba do Padre, Praia do Bode, Praia Americano e Praia Boldró:

Essas 4 praias situam-se uma ao lado da outra e são interrompidas por penhascos. São praias amplas, dão para banhar e têm vistas aos “Dois Irmãos”.

 

  • Praia Porto Santo Antônio:

Embora seja a praia do porto, dá para fazer snorkel. Até tem um naufrágio enorme um pouco fora do porto que é visível fazendo snorkel mesmo. Nele mora uma variedade de peixes! Com frequência tem tartarugas e tubarões pequenos ali.

 

  • Praia da Atalaia:

Na praia da Atalaia fica uma piscina natural que dá para fazer snorkel. Ali tem a possibilidade de ver peixes e crustáceos bem de perto sem muito esforço e sem ir às águas profundas. É obrigatório ir com guia e o uso de colete flutuador, não é permitido o uso de nadadeiras nem protetor solar. Essa piscina só é acessível durante a maré baixa.

 

  • Baía do Sueste:

Apesar de ficar ao lado do mar de fora, a água é tranquila por ser uma baía. Uma parte fica fechada para a pesquisa, mas no outro lado é possível fazer snorkel - colete flutuador é obrigatório.

 

  • Praia Leão:

Essa praia é muito bonita e extensa, mas o mar é bastante agitado e nem sempre dá para banhar. Por outro lado, é ótimo para passear e relaxar a alma.

 

Informação prática

 

  • Taxa de Preservação Ambiental:

Cada visitante precisa pagar a taxa de preservação ambiental. O montante depende da duração da permanência. Ou pode-se pagar online antes de chegar ou no aeroporto ao chegar. (http://www.noronha.pe.gov.br/)

 

  • Ingresso para o Parque Nacional Marinho:

Além da taxa de preservação ambiental, precisa-se comprar o ingresso para o parque nacional marinho, que são R$ 81.00 para brasileiros e o dobro para estrangeiros. É válido para 10 dias. Também é possível comprá-lo online ou senão diretamente na ilha. (https://www.parnanoronha.com.br/vendas/vendaonline.aspx)

 

  • Posto de gasolina:

Para as pessoas que aluguem um veículo é importante saber que só tem um posto de gasolina na ilha (perto do porto) que abre das 7 horas até às 19 horas de segunda a sábado e das 7 horas até às 17 horas do domingo.

Tags: beaches, diving, snorkeling

Comments

1

Theresa,


Muito bacana sua experiência em Fernando de Noronha. É muito bom viajar pelo Brasil através das suas histórias. Mais uma excelente experiência para a sua coleção.


  Caio Jun 17, 2015 10:20 AM

2

Theresa, lendo seu texto me senti lá!
Bjs!

  Kelly Cristina Jun 17, 2015 11:13 AM

3

Parece ser um lugar muito lindo e agradável cheio de aventura, sua descrição é muito bom que já estou com vontade de ir visitar lá. <br>Terá atividades noturnas?<br>Monica, México<br> Oi Monica, Tem, sim, mas não muito. Tem um bar que se chama Bar do Cachorro e ali tem entretenimento. Além disso, na Pizzaria (ao lado da igreja) tem Samba uma vez por semana.

  Monica Millan Jun 17, 2015 1:06 PM

4

Que lindo lugar! Quando volto no brasil vou ver se alguem me leva visitar-la. Muito obrigada pra compartilhar sua experiencias com a gente!

  stefania Jun 18, 2015 12:38 AM

5

lindas fotos e experiência incrível! qual o próximo destino?

  Nicole Jun 18, 2015 7:56 AM

6

Ainda não sei. Tal vez Pantanal...

  theresa Jun 18, 2015 8:00 AM

7

Stefania, você deveria ter ido pra lá!! E eu também preciso conhecer a ilha. Parece muito legal!!! =)

  Caio Jun 18, 2015 1:12 PM

8

Olá Theresa!
Sua viagem parece ter sido muito legal! Senti uma invejinha, rsrs.. Morro de vontade de conhecer Fernando de Noronha. Provavelmente é o lugar brasileiro que tenho mais vontade de conhecer, senão o único.
Pena que é caro ir até lá.. Mais caro do que ir pra alguns países próximos daqui.
Vc tirou fotos debaixo d'água?
O que achou da comida?
Parabéns pelo texto! Ficou muito bem escrito. Inclusive, alguns brasileiros não conseguiriam escrever tão bem como vc escreveu. Eu já deveria imaginar, pois o Caio fala muito bem de vc.
Aguardo os próximos posts/viagens e espero que vc esteja aproveitando e gostando do país.
Abraços! =)

  Bruno Jun 18, 2015 1:37 PM

9

Olá Bruno!
Muito obrigada pelo cumprimento!
É un pouco caro, é verdade mas se você compra o voo de antemão, pode encontrar voos menos caros. E, durante a temporada baixa, alguns restaurantes e outras empresas têm descontos ou precos de temporada baixa.
Sim, tiramos as fotos debaixo d'água com uma camera GoPro.
Comemos todo a semana peixe e marisco - que delícia!
Gosto muito do Brasil e acho que a próxima viagen vai ser ao Pantanal!
Abracos!

  Theresa Jul 14, 2015 11:48 PM

Add your comments

(If you have a travel question, get your Answers here)

In order to avoid spam on these blogs, please enter the code you see in the image. Comments identified as spam will be deleted.


About theresa


Follow Me

Where I've been

Photo Galleries

My trip journals


See all my tags 


 

 

Travel Answers about Brazil

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.