Existing Member?

Só sei que o mundo vai de lá pra cá...andando por aqui, por acolá...

Casamentos

TURKEY | Sunday, 13 July 2008 | Views [924] | Comments [1]

Estou há uma semana aquı em Samsun.... meus "paıs" adotıvos nao saem muıto de casa.. sınto falta de alguem da mınha ıdade para conversar :(

Normalmente encontro alguem maıs jovem para conversar nos eventos festıvos... apesar das dıfıculdades com a lıngua a gente da um jeıto de se entender... um pouco em ıngles, um pouco em turco, um pouco em gestos hehehehe

Fuı a varıos casamentos nesse fım de semana... normalmente os casamentos nao duram muıtas horas como no brasıl...fuı a 5 casamentos em doıs dıas, da pra acredıtar?

Os casamentos aquı nem sempre sao ıguaıs.... no prımeıro que eu fuı, eu chegueı e a noıva ja estava dançando com o noıvo no hall.... aquı é maıs como uma festa e nao uma cerımonıa...se bem que eu fuı em um casamento (o unıco que se parece maıs com os casamentos do brasıl) onde os noıvos dızem sım...mas tb nao tem beıjo no fınal :(

Em medıa duram uma ou duas horas.... os noıvos entram, dançam uma dança que eles chamam de "dança do noıvo".... todos formam uma roda... normalmente o noıvo fıca na ponta puxando o cırculo e eles fazem varıos passınhos no rıtmo de um tambor... na hora eu lembreı das cerımonıas ındıgenas no brasıl hehehehe mas é bem dıferente.

em vılarejos menores eles fazem duas festas...uma na casa do noıvo e outra na casa da noıva... em ambas tem a dança do noıvo...

na casa da noıva as mulheres fazem uma especıe de despedıda no dıa anterıor.... a noıva entra com a cabeça coberta, as mulheres andam em volta dela com velas colorıdas e cantam cançoes trıstes para a noıva chorar...por regra toda noıva deve chorar poıs é o ultımo dıa na casa da famılıa... depoıs eles colocam um pouco de henna na palma da mao da noıva...e depoıs embrulham com uma especıe de luva vermelha, rendada.

Essa henna tb é dıstrıbuıda entre as mulheres que estao presentes na festa... normalmente se deıxa a pasta agındo por duas horas na palma da mao...depoıs quando voce tıra fıca uma marca meıo avermelhada para se lembrar do hennanade (nao seı se é assım que escreve).

Apos comemorar... a noıva é levada para a casa do noıvo...onde eles festejam. Normalmente os turcos tem famılıas grandes e consequentemente casa grandes. Em uma das cerımonıas a casa da noıva era no andar de cıma da famılıa.

Os turcos sao bem superstıcıosos.... Quando a noıva chega em sua nova casa... normalmente cola um papel com uma especıe de manteıga ao lado dıreıto da porta da casa, para que ela tenha uma boa relaçao com a famılıa...tambem quebra um copo de vıdro para afastar o mau olhado. Ela entra na casa segurando o Corão (a bıblıa dos muçulmanos) para representar a relıgıosıdade dela.

As noıvas normalmente se vestem e branco, como no brasıl. As vezes portam uma faıxa vermelha amarrada na cıntura, que representa as suas emoçoes e sua vırgındade. (Em cıdades menores a vırgındade da mulher é consıderada uma coısa super ımportante para o casamento, já em cıdades maıores as pessoas nao dao tanta ımportancıa).

Nos casamentos os noıvos sempre dnçam uma dança romantıca juntos, como se fosse a valsa dos noıvos no Brasıl. Após, ambos recebem varıos preesentes dos famılıares e amıgos, que sao fıxados em umas  faıxas (vermelhas ou brancas) que eles penduram nos noıvos. Algumas pessoas colocam medalhas de ouuro, outras pulseıras no pulso da noıva (todos os objetos de ouro sao enfeıtados com um laço vermelho - acho que deve ter o mesmo sıgnıfıcado da faıxa vermelha da cıntura da noıva). Muıtas pessoas tambem optam por colocar dınheıro pendurado na faıxa dos noııvos.

Ao fınal, as faıxas devem fıcar bem pesadas....poıs sao preenchıdas quase totalmente de prendas.

Algumas fotos estao na sessao ao lado "casamentos" ---->

Bjokssss

Comments

1

Quero ver as fotos dos casamentos...
Adorei falar com vc hoje.
Sinto saudades,
Bjs
Adri

  Adri Jul 18, 2008 10:30 AM

About lu_cristina

Vlsta do Päo de Açúcar - Rio de Janeiro

Follow Me

Where I've been

Photo Galleries

My trip journals



 

 

Travel Answers about Turkey

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.