Existing Member?

VIAJAR

pelas Irlandas

UNITED KINGDOM | Thursday, 30 August 2007 | Views [685]

Parti do Porto para Dubblin de avião, pela Ryanair, viajem que custou pouco mais de 60,00 €, e fui levantar o camião que tinha deixado no parque do aeroporto à duas semanas, aquando da minha estadia nesta cidade, e fui directo para o hotel "travelodge" para passar a noite.

No dia seguinte parti de Dublin, com destino a Belfast, na "Northern Ireland", para os mais desatentos, notem que a Irlanda e a Irlanda do Norte, não são a mesma coisa, a Irlanda é um país independente da Grã Bretanha, já não acontece o mesmo com a sua vizinha do norte, embora as diferenças não sejam muitas, mas nota-se na moeda corrente, dado que os euros são moeda oficial no sul, e a Libra domina no norte.

Estava eu carregado com euros, e a pensar "na próxima bomba de gasolina, vou acabar com os euros que tenho, e encher o deposito"... quando finalmente me dirijo à caixa para pagar... o preço estava em libras, ou seja, já estava na Irlanda do Norte, sem ter dado por isso, nem uma placa, nem uma bandeira, nada... lá tive que me identificar e voltar alguns Km atrás, para levantar Libras numa caixa automática, dado que na estação de serviço, estava avariada.

Depois de umas horas a conduzir em sentido contrario... lol... e de ter passado por algumas cidades importantes como por ex: Dundalk, cheguei a Belfast, cidade que toda a gente já ouviu falar, nem sempre por boas razões, dado que esteve décadas mergulhada em guerra, entre católicos e protestantes, mas que também tem, e teve coisas boas, como por exemplo: foi aqui que nasceu o "TITANIC"e o "OLIMPIC" entre muitos outros navios famosos, dado que a construção naval foi, e ainda é, uma das principais actividades da cidade.

Ainda se nota um clima de tensão entre católicos e protestantes, embora quase toda a gente negue tal facto, mas quando a noite começa a cair, basta percorrem um pouco as ruas do centro, para essa sensação aparecer, de notar que em Junho, quando lá estive, essa noite caí por volta das 22:30 e começa a nascer o dia ás 03:30 da manhã, sendo de inverno, o inverso.

Belfast castle, as gruas Sanção e Golias, doca seca do "Titanic", City hall, Nomadic, Big Fish, Albert Clock e os famosos Bares, são algumas das visitas obrigatórias nesta cidade, para os mais curiosos, sugiro uma volta pela cidade, nas zonas mais atingidas pela guerra, onde poderam admirar os famosos murais, o peace wall, os "no surrenders" etc. etc.mas tenham cuidado, pois não é uma zona turística, e existe alguma "tensão", por isso informem-se no posto de turismo, que fica no centro, em frente à City Hall.

Esta é uma cidade que me marcou bastante, talvez por aquilo que passou, a guerra, e o facto de ser uma cidade com historias, quase sempre tristes, saí do porto de Belfast, com um sentimento de querer regressar, como se de algum modo, esta cidade fosse a minha, talvez seja o mito que criei durante anos, mas lá fiquei eu, a ver a cidade ficar para trás, num final de tarde, no ferry "Lagan Viking" em direcção a Liverpool, na Inglaterra.

Estive 5 dias em Belfast.

Tags: On the Road

About alex71


Follow Me

Where I've been

Photo Galleries

My trip journals


See all my tags 


 

 

Travel Answers about United Kingdom

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.