Existing Member?

Life's a journey

FERNANDO DE NORONHA – UMA ILHA PARADISÍACA NO ATLÂNTICO DO SUL

BRAZIL | Tuesday, 16 June 2015 | Views [589] | Comments [9]

Fernando de Noronha é a ilha principal de um grupo de ilhas vulcânicas que situa-se a uns 350 km ao leste do continente sul-americano e é portanto o ponto mais ao leste do Brasil.

É uma ilha tropical com uma temperature média de 28°C e a do mar é de 27°C. A água é cristalina e suas praias de areia são umas das mais bonitas do Brasil. Graças à fundacão do Parque Nacional Marinho em 1988, o arquipélago de Fernando de Noronha é protegido e por conseguinte tem uma incrível variedade de animais marinhos como os golfinhos rotatores, tartarugas, tubarões, raias, peixes, crustáceos e corais.

É simplemente um paraíso!

Fernando de Noronha oferece algo para cada um e não deixe a desejar.

É um dos melhores lugares do Brasil (talvez do mundo) para mergulhar, com uma visibilidade de 30 – 40 metros (durante a melhor temporada em outubro), água quente o ano inteiro e vida marinha abundante graças à proteção ambiental

Para aqueles que não gostam de mergulhar mas não querem deixar passar a oportunidade de admirar a fauna e flora do mar, fazer snorkel também é assombroso!

Tem mais de cem lugares para fazer snorkel, como por exemplo a praia do Sanchos, Baía dos Porcos, Praia Porto Santo Antônio, a piscina natural da praia da Atalaia, etc.

Até os apaixonados por surf encontram suas ondas na ilha, que podem alcançar uns 5 metros. As praias Cacimba do Padre, Praia do Bode e Praia Boldró dão para surfar.

Identicamente, fora d’água os visitantes podem desfrutar de várias atividades:

Tem várias trilhas na ilha de dificuldades diferentes. Uma trilha muito popular é a da Vila do Trinta até o posto de gasolina (pasando pela praia da Atalaia) com vistas maravilhosas aos penhascos e várias piscinas naturais dão para fazer snorkel.

Além disso, é muito relaxante dar um passeio na praia, contemplar a beleza da ilha desde um dos mirantes ou só admirar o pôr do sol que é um espetáculo inesquecível.

 

As praias:

Tem umas 16 praias na ilha que dividem-se em praias do mar de fora e as do mar de dentro. O mar do fora é mais agitado e o seu cor é de um azul mais profundo enquanto que o mar de dentro é normalmente mais tranquilo e tem uma coloracão turquesa mais clara. Algumas delas são:

 

  • Praia do Sancho:

É a praia mais famosa e para acessar tem que descer dois escadas altas. A água é tranquila e a baía é ótima para fazer snorkel.

 

  • Baía dos Porcos:

Essa praia só é acessível durante a maré baixa. Nessa praia tem muitos rochedos e por isso o acesso ao mar é mais difícil. Mas distante da praia o snorkel é muito bom.

 

  • Cacimba do Padre, Praia do Bode, Praia Americano e Praia Boldró:

Essas 4 praias situam-se uma ao lado da outra e são interrompidas por penhascos. São praias amplas, dão para banhar e têm vistas aos “Dois Irmãos”.

 

  • Praia Porto Santo Antônio:

Embora seja a praia do porto, dá para fazer snorkel. Até tem um naufrágio enorme um pouco fora do porto que é visível fazendo snorkel mesmo. Nele mora uma variedade de peixes! Com frequência tem tartarugas e tubarões pequenos ali.

 

  • Praia da Atalaia:

Na praia da Atalaia fica uma piscina natural que dá para fazer snorkel. Ali tem a possibilidade de ver peixes e crustáceos bem de perto sem muito esforço e sem ir às águas profundas. É obrigatório ir com guia e o uso de colete flutuador, não é permitido o uso de nadadeiras nem protetor solar. Essa piscina só é acessível durante a maré baixa.

 

  • Baía do Sueste:

Apesar de ficar ao lado do mar de fora, a água é tranquila por ser uma baía. Uma parte fica fechada para a pesquisa, mas no outro lado é possível fazer snorkel - colete flutuador é obrigatório.

 

  • Praia Leão:

Essa praia é muito bonita e extensa, mas o mar é bastante agitado e nem sempre dá para banhar. Por outro lado, é ótimo para passear e relaxar a alma.

 

Informação prática

 

  • Taxa de Preservação Ambiental:

Cada visitante precisa pagar a taxa de preservação ambiental. O montante depende da duração da permanência. Ou pode-se pagar online antes de chegar ou no aeroporto ao chegar. (http://www.noronha.pe.gov.br/)

 

  • Ingresso para o Parque Nacional Marinho:

Além da taxa de preservação ambiental, precisa-se comprar o ingresso para o parque nacional marinho, que são R$ 81.00 para brasileiros e o dobro para estrangeiros. É válido para 10 dias. Também é possível comprá-lo online ou senão diretamente na ilha. (https://www.parnanoronha.com.br/vendas/vendaonline.aspx)

 

  • Posto de gasolina:

Para as pessoas que aluguem um veículo é importante saber que só tem um posto de gasolina na ilha (perto do porto) que abre das 7 horas até às 19 horas de segunda a sábado e das 7 horas até às 17 horas do domingo.

Tags: beaches, diving, snorkeling

Comments

1

Theresa,


Muito bacana sua experiência em Fernando de Noronha. É muito bom viajar pelo Brasil através das suas histórias. Mais uma excelente experiência para a sua coleção.


  Caio Jun 17, 2015 10:20 AM

2

Theresa, lendo seu texto me senti lá!
Bjs!

  Kelly Cristina Jun 17, 2015 11:13 AM

3

Parece ser um lugar muito lindo e agradável cheio de aventura, sua descrição é muito bom que já estou com vontade de ir visitar lá. <br>Terá atividades noturnas?<br>Monica, México<br> Oi Monica, Tem, sim, mas não muito. Tem um bar que se chama Bar do Cachorro e ali tem entretenimento. Além disso, na Pizzaria (ao lado da igreja) tem Samba uma vez por semana.

  Monica Millan Jun 17, 2015 1:06 PM

4

Que lindo lugar! Quando volto no brasil vou ver se alguem me leva visitar-la. Muito obrigada pra compartilhar sua experiencias com a gente!

  stefania Jun 18, 2015 12:38 AM

5

lindas fotos e experiência incrível! qual o próximo destino?

  Nicole Jun 18, 2015 7:56 AM

6

Ainda não sei. Tal vez Pantanal...

  theresa Jun 18, 2015 8:00 AM

7

Stefania, você deveria ter ido pra lá!! E eu também preciso conhecer a ilha. Parece muito legal!!! =)

  Caio Jun 18, 2015 1:12 PM

8

Olá Theresa!
Sua viagem parece ter sido muito legal! Senti uma invejinha, rsrs.. Morro de vontade de conhecer Fernando de Noronha. Provavelmente é o lugar brasileiro que tenho mais vontade de conhecer, senão o único.
Pena que é caro ir até lá.. Mais caro do que ir pra alguns países próximos daqui.
Vc tirou fotos debaixo d'água?
O que achou da comida?
Parabéns pelo texto! Ficou muito bem escrito. Inclusive, alguns brasileiros não conseguiriam escrever tão bem como vc escreveu. Eu já deveria imaginar, pois o Caio fala muito bem de vc.
Aguardo os próximos posts/viagens e espero que vc esteja aproveitando e gostando do país.
Abraços! =)

  Bruno Jun 18, 2015 1:37 PM

9

Olá Bruno!
Muito obrigada pelo cumprimento!
É un pouco caro, é verdade mas se você compra o voo de antemão, pode encontrar voos menos caros. E, durante a temporada baixa, alguns restaurantes e outras empresas têm descontos ou precos de temporada baixa.
Sim, tiramos as fotos debaixo d'água com uma camera GoPro.
Comemos todo a semana peixe e marisco - que delícia!
Gosto muito do Brasil e acho que a próxima viagen vai ser ao Pantanal!
Abracos!

  Theresa Jul 14, 2015 11:48 PM

About theresa


Follow Me

Where I've been

Photo Galleries

My trip journals


See all my tags 


 

 

Travel Answers about Brazil

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.