Existing Member?

As aventuras do bonde pelos Andes

...trem para Uyuni...

BOLIVIA | Tuesday, 15 April 2008 | Views [1680]

Bolívia: Janela de trem reserva espetáculo a viajante



Quando o trem corta o lago Uru Uru, momentos depois da partida de Oruro, a revoada de pássaros é um espetáculo de despedida que pode passar despercebido para quem está saindo da cidade em direção a Uyuni. Abra bem os olhos. Em noites de lua cheia, é uma imagem para ficar na memória, uma espécie de preparativo para o que vem pela frente.

Se perder o "show", não se preocupe. O trem de volta à cidade chega de manhã a Oruro. Portanto o visitante pode se dar ao luxo de apreciar bandos de aves voando, com sua imagem refletida nas águas do Uru Uru, com o sol raiando. A imagem funciona como um fim de filme. Difícil é conter a emoção.

A viagem de trem da FCA, Empresa Ferroviária Andina, de capital chileno, em direção à pequenina cidade de Uyuni custa 69 bolivianos, no vagão luxo. Dura cerca de sete horas. Pode parecer traumática, mas, ao contrário, é tranqüilíssima. Tem ventiladores, TV com vídeo, distribuição de cobertores e travesseiros (à noite, a temperatura cai bastante) e direito a um sanduíche.

A maioria dos viajantes é formada por grupos de mochileiros, principalmente europeus, a maioria de olhos voltada para o "Lonely Planet", a "bíblia" dos que viajam pelo mundo todo atrás de aventura e natureza sem gastar muito. Também é comum cruzar com grupos de bolivianos que vivem do outro lado da fronteira do país com a Argentina. Cerca de uma hora depois de o trem partir, o restaurante é aberto. Mesmo lá, a comida é baratíssima.

Existem grupos de turistas que antes de seguirem em direção ao Salar de Uyuni, primeiramente visitam o Salar de Coipasa, considerado o segundo maior deserto de sal da América do Sul, em excursões de um ou dois dias, saindo de Oruro. Se tiver tempo, faça os dois passeios.

Roberto de Oliveira viajou a convite da LAB (Lloyd Aereo Boliviano) e da operadora Natural Mar.

ROBERTO DE OLIVEIRAEnviado especial ao Uyuni (Bolívia)

About blonde


Follow Me

Where I've been

My trip journals



 

 

Travel Answers about Bolivia

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.