Existing Member?

Relatos de um estrangeiro

4 - Bruxelas - 1ª parte

BELGIUM | Monday, 5 September 2011 | Views [643]

No sábado, acordei às 7:30 da manhã. Acordei cedo para preparar tudo e fazer as coisas sem pressa. Tomei meu café da manhã e saí de casa por volta das 8:50.
Cheguei na estação às 9:00, mas vi que o trem que iria para Bruxelas só iria partir às 10:00, então decidi andar um pouco pelo centro da cidade. Apesar do horário, o centro estava um pouco deserto, exceto pelas pessoas que estavam montando suas barraquinhas para fazer uma feira que acontece aos sábados. Andando um pouco, vi uma cena bem diferente, algo que só tinha visto pela internet, um vídeo de uma empresa de mudança na China, se não me engano. Como não é comum vermos alguém fazer uma mudança daquele jeito, resolvi filmar. Um jeito bem interessante de se fazer mudança e que nos polparia muito tempo e esforço. Link do vídeo aqui
Continuando, depois de andar um pouco, fiquei com vontade de ir ao banheiro, grata a minha surpresa ao descobrir que não havia banheiro público, e que o único banheiro que eu poderia usar era o do shopping, mas que eu deveria pagar 0,30 euros. Não foi possível usar, pois apesar do shopping estar aberto por conta do mercado que tem nele, o banheiro só começaria a funcionar às 10:00, portanto, tive que fazer minha viagem sem nem poder ir ao banheiro.
Foram 50 minutos de viagem, aproximadamente. Logo que cheguei, fui ao banheiro, novamente cobravam 0,50 euros para utilizar o banheiro. Descobri que isso é um costume por aqui, bem chato e explorador. Portanto, se você quiser visitar a Bélgica, tenha certeza de que você não está com nenhuma desinteria ou problemas do gênero, que te façam ter vontade de ir ao banheiro a cada 30 minutos. Seu passeio pode sair mais caro, ou você pode ter um grande problema nas calças. Esqueci de dizer que é bem raro achar banheiros públicos perto dos pontos turísticos.
Chegando em Bruxelas, na estação central, sai e subi uma rua qualquer. Tive uma grande sorte, pois quando virei à direita e andei cerca de 15 metros, um ônibus turístico estava passando, sem saber eu tinha ido para o ponto de partida deles. Perguntei ao motorista como funcionava e peguei um mapa para ver os pontos turísticos por onde ele parava.
Já que eu tinha ido à Bruxelas sem nem mesmo um plano de passeio, segunda vez que faço isso, decidi subir no ônibus seguinte. Não sei por que razão, o outro motorista me cobrou um ticket de estudante com desconto, economizei 5 euros em relação ao ticket de adulto. Ótimo, estava sem saber por onde iria andar pela cidade e agora tinha um trajeto montado por uma empresa turística, tinha ganhado um desconto sem nem saber o motivo e o tempo estava ótimo, aliás, até me queimei com o sol. Não faltava mais nada, apenas aproveitar o dia.
O ônibus fez sua primeira parada, com os fones de ouvido, escutei em uma das 8 línguas, a gravação que explicava o que era aquele prédio ou aquele outro. No segundo ponto eu desci para tirar fotos, não ia fazer o passeio todo dentro do ônibus, não teria graça nenhuma. Tirei algumas fotos e andei pelas ruas ao redor. Vi o prédio da Benelux, e à frente dele, uma policial  com colete à prova de balas portando uma arma de grande porte, uma "femme fatale", que parecia à parte de toda aquela tranquilidade e segurança que aparentava ser Bruxelas.
Fui parando por todos os pontos turísticos, o passeio de ônibus que dura aproximadamente 90 minutos, para mim, descendo nos pontos turísticos durou o dia todo, fiquei das 11:00 até 21:15 passeando.
Logo nas primeiras horas, a minha câmera me deixou na mão, tinha esquecido de recarregar e tinha pouca bateria, mas graças ao Iphone, pude tirar fotos do resto do passeio.

Recado à minha irmã: Pode deixar, Jé! Eu vou comprar a câmera, e não se preocupe, voltarei para poder ver o que não deu tempo e tirar mais fotos.

Contarei praticamente todo o passeio uma outra hora. Já estou cansado de escrever e não consigo mais por em palavras o que presenciei. Ficará chato para ler se eu escrever agora.

About fabio


Follow Me

Where I've been

Photo Galleries

My trip journals



 

 

Travel Answers about Belgium

Do you have a travel question? Ask other World Nomads.